Lista dos livros infantis e juvenis adaptados ao cinema cujas estreias estão marcadas ao longo de 2015. Aqui fica o levantamento desses títulos, com as respetivas datas de lançamento previstas para Portugal (por Catarina Araújo).
Janeiro
setimofilho
O Sétimo Filho (1 de janeiro)
Baseado nos dois primeiros volumes da série As Crónicas de Wardstone, escrita por Joseph Delaney, publicados por cá pela Editorial Presença com os títulos O Aprendiz do Mago A Maldição do Mago. O livro conta a história de Thomas Ward, o sétimo filho de um sétimo filho, e por isso o eleito para suceder o último guerreiro de uma ordem mística que luta contra as forças do Mal. Tom terá de aprender a combater os espíritos, os fantasmas e outras criaturas maléficas. O Mago já teve muitos outros aprendizes, mas todos falharam, fugiram ou morreram. Será que Tom vai ser bem-sucedido? O seu primeiro grande desafio acontece quando a Mãe Malkin, uma bruxa malévola,  escapa da prisão em que estava encerrada e reúne um exército de assassinos sobrenaturais para tomar o mundo. O filme conta com atores como Ben Barnes (As Crónicas de Nárnia), Jeff Bridges e Julianne Moore.
Março
paddington
Paddington (5 de março)
Adaptação da personagem infantil criada por Michael Bond, sobre um urso vindo do Peru, que anda com uma mala e adora sanduíches com doce de laranja, realizado por Paul King. O filme já estreou na Inglaterra com muito boas críticas. Nele participam atores como Hugh Bonneville (Downton Abbey), Sally Hawkins, Julie Walters e Peter Capaldi nos principais papéis. A voz de Paddington é a do ator Ben Whishaw, que participou em filmes como Skyfall e Cloud Atlas. Os títulos editados em Portugal, também pela Editorial Presença, são Um Urso Chamado Paddington e O Regresso de Paddington.
cinderela
Cinderela (19 de março)
Esta é mais uma adaptação ao cinema do conto clássico que teve versões escritas por Charles Perrault e pelos Irmãos Grimm. Produzido pela Disney, o filme é em imagem real e terá Lily James (Downton Abbey) no papel da «gata borralheira», Richard Madden (A Guerra dos Tronos), no papel de Príncipe, e Cate Blanchett, como a madrasta malvada. A realização é de Kenneth Branagh.
Há muitos livros editados com os contos de Perrault e os Irmãos Grimm, mas recomendamos Contos de Charles Perrault, da BIS – Leya, e Os Contos Completos dos Irmãos Grimm, do Círculo de Leitores.
insurgentefilme
Insurgente (26 de março)
O filme baseado na segunda parte da saga Divergente, de Veronica Roth, chega Portugal em finais de março, e segue Beatrice Prior e Tobias e os seus amigos e aliados depois de terem escapado de um ataque perpetrado pelos Eruditos. Agora as fações encontram-se mais do que nunca divididas e, num clima de grande desconfiança, cresce a ameaça de uma guerra que poderá ser devastadora para todos. Nesta continuação, regressam Shailene Woodley, Theo James e Kate Winslet. Os livros estão publicados em Portugal pela Porto Editora.
home
Home: A Minha Casa (26 de março)
A Dreamworks adapta o livro The True Meaning of Smekday, de Adam Rex, sobre uma menina de doze anos chamada Gratuity (Tip) que tem um trabalho de casa para fazer: escrever cinco páginas sobre o Verdadeiro Significado do Dia Smek para um concurso. O Dia Smek assinala o dia em que a Terra foi invadida por criaturas alienígenas que pretendem colonizar o planeta. Tip consegue fugir à captura pelos extraterrestres, mas na sua jornada acaba por aliar-se a um deles, uma criatura chamada Oh, banida pelos seus próprios pares. Juntos, Tip e Oh, descobrem que a amizade não tem fronteiras. O filme animado conta com as vozes de Rihanna, Jim Parsons (A Teoria do Big Bang), Jennifer Lopez e Steven Martin. O livro ainda não se encontra editado em Portugal.
Junho
Cidades de Papel (18 de junho)
Depois do sucesso da adaptação ao cinema de A Culpa é das Estrelas (ASA), o autor John Green vê mais um dos seus títulos ser transposto para o grande ecrã. Em Paper Towns (título original) Quentin Jacobsen e Margo Roth Spiegelman, vizinhos e amigos de infância, reencontram-se, retomando a amizade perdida. Margo consegue convencer Quentin a segui-la num esquema de vingança, mas pouco depois ela desaparece, deixando a Quentin uma série de pistas que ele terá de descodificar para a encontrar. Com Cara Delevingne (Anna Karenina, 2012) e Nat Wolff (A Culpa é das Estrelas) nos principais papéis. Cidades de Papel foi publicado em 2013 pela Editorial Presença. Os restantes livros do autor estão editados pela Edições ASA.
Julho
pan
Pan (16 de julho)
No verão chega mais uma interpretação cinematográfica baseada na obra Peter Pan, de J.M. Barrie, mas desta vez será uma espécie de história de origem de Peter e de como ele chegou à Terra do Nunca. A realização é de Joe Wright (Orgulho e Preconceito, 2005), com Levi Miller, Hugh Jackman, Rooney Mara e Amanda Seyfried nos principais papéis. A obra original de J.M. Barrie encontra-se editada por cá pelaEuropa-América.
Setembro
scorchtrials
Maze Runner: Provas de Fogo (17 de setembro)
Apenas um ano depois da estreia do filme baseado no best-seller de James Dashner, será lançado nos cinemas Provas de Fogo, a adaptação do segundo volume da trilogia. Thomas e os seus amigos conseguiram escapar do Labirinto, mas ainda procuram respostas. Aliando-se a um grupo de resistentes, preparam-se para combater a organização maléfica que os colocou naquele terrível labirinto. Porém, talvez o grupo a que se juntaram não seja exatamente aquilo que parece ser e talvez as provas não tenham, afinal de contas, terminado. Os livros estão publicados em Portugal pela Editorial Presença.
Outubro
junglebook
O Livro da Selva (8 de outubro)
No outono estreia nova adaptação ao cinema da obra de Rudyard Kipling. O filme será em imagem real, com direção de Jon Favreau (Homem de Ferro). Mogli será interpretado pelo estreante Neel Sethi, acompanhado pelas vozes de Scarlett Johansson, na pele de Kaa, Idris Elba, como Shere Khan, Ben Kingsley, como a pantera Baguera, e Bill Murray, como o urso Balu. Para leitura sugerimos a belíssima edição da Tinta da China, com ilustração de Kurt Wiese.
Novembro
Jogos da Fome: A Revolta – Parte 2 (19 de novembro)
A conclusão do terceiro volume da trilogia best-seller de Suzanne Collins estreia-se enfim nos cinemas em plena época do Natal. Regressam Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Elizabeth Banks, Julianne Moore, entre muitos outros. Neste último volume, Katniss Everdeen enfrenta a revolução que mudará Panem para sempre. O livro está editado pela Editorial Presença.
|notícia retirada daqui|

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top