O Principezinho agora é de todos
O Principezinho que está a provocar uma grande disputa entre as editoras nacionais. A exemplo de França, também é um título que regista vendas altíssimas em Portugal, sendo que até ao ano passado a única editora que o tinha no catálogo era a Presença. Agora, a Porto Editora, a Vogais e a Relógio D'Água também o vão publicar.
Quando se admitia que o escritor Antoine de Saint-Exupéry estava mais do que morto, enterrado e esquecido, eis que a entrada dos direitos de autor da sua obra no domínio público em 2015 o fazem ressuscitar literariamente. Uma nova geração de leitores vai ter a possibilidade de saber quem era o escritor por detrás da sua obra mais famosa, O Principezinho, e descobrir um dos melhores narradores de aventuras aéreas do século passado. São várias as reedições do resto da sua obra.

Era uma vez um Principezinho que vivia num planeta pouco maior do que ele e precisava de um amigo. É assim que começa um dos livros mais lidos em todo o mundo.
Para além das várias edições em Portugal e de haver também um espetáculo em cena no Teatro Politeama, em Lisboa, pelas mãos de Filipe La Féria, O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry irá ter, este ano, uma nova versão cinematográfica.
Com estreia marcada para 7 outubro em França, Le Petit Franceé um filme de animação realizado por Mark Osborne e a divulgação do trailer, no final do ano passado, colocou as expetativas muito elevadas. Afinal, Mark Osborne é o responsável por êxitos como O Panda do Kung Fu (2008).
O filme adapta a história do pequeno príncipe tendo como protagonista uma menina e o seu vizinho Aviador, que lhe conta as histórias das suas viagens e de como conhece um dia o Principezinho. Produzido pela Onyx Films, com argumento de Irena Brignull, o filme original é em francês. Na versão inglesa irão ouvir-se as vozes de estrelas como James Franco, Benicio del Toro, Rachel McAdams, Marion Cotillard, Jeff Bridges e Ricky Gervais, entre outros.
Apesar de esta ser a primeira vez que o livro de Saint-Exupéry dá origem a um filme de animação, não é o primeiro filme baseado na obra. Um dos mais conhecidos foi realizado por Stanley Donen em 1974 e contava com a participação de Bob Fosse como a Cobra e Gene Wilder como a Raposa.
Antoine de Saint-Exupéry escreveu e ilustrou O Principezinho em 1942 nos Estados Unidos, onde estava exilado. A obra foi publicada pela primeira vez em abril de 1943 nos Estados Unidos em inglês e em francês.
Naquele mês em que a obra foi publicada, o escritor e piloto partiu para combater na Argélia. Morreu em 1944 sem saber que o livro foi publicado também em França (1946) - numa edição com ligeiras alterações em relação à publicação norte-americana - e se tornou num sucesso internacional.
|notícia daqui|

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top