Dos mais nomeados, "Birdman" e "The Grand Budapest Hotel", até ao novo de Clint Eastwood, dez filmes a ver até 22 de fevereiro. Três já estão em DVD, três nos cinemas e quatro vão estrear até 5 de fevereiro.
1. Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
O filme de Alejandro González Iñarritu é, juntamente com The Grand Budapest Hotel, um dos mais nomeados deste ano.Birdman tem nove nomeações, incluindo três naquelas categorias que ficam para o final na cerimónia: Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Ator (Michael Keaton). E a crítica está do lado dos jurados da Academia. O filme já está em exibição nos cinemas.

2. Sniper americano
Bradley Cooper, nomeado para a estatueta de Melhor Ator, é o protagonista deste filme de Clint Eastwood que estreou no último fim de semana com uns promissores 90 milhões de dólares de receita nos EUA, tornando-se na estreia mais bem sucedida do realizador norte-americano até agora. Tem seis nomeações. Cooper interpreta Chris Kyle, que terá matado 160 pessoas no Iraque. Só chega às salas portuguesas a 22 de janeiro.

3. The Grand Budapest Hotel
O realizador norte-americano Wes Anderson dirigiu Ralph Fiennes, Adrien Brody, Jeff Goldblum, Harvey Keitel, Jude Law e Edward Norton (que assim marca presença nos dois títulos mais nomeados) pelos corredores de um hotel na imaginária República de Zubrowska. filmechegou às salas nacionais a 10 de abril do ano passado e já está em DVD.Volta a ser exibido no Cinema Monumental em Lisboa a partir de quinta-feira, dia 22 (sessões diárias às 19.30 e às 00.30 às sextas e sábados). A Medeia Filmes vai também mostrar um excerto com cerca de 20 minutos da masterclass de Wes Andersonno último Lisbon & Estoril Film Festival, em novembro.

4. Boyhood: Momentos de uma Vida
Durante 12 anos, uma semana por ano, Richard Linklater reuniu um elenco de quatro pessoas - Patricia Arquette, Ethan Hawke (os pais, divorciados), Ellar Coltrane (o filho) e Lorelei Linklater (a filha) - acompanhando as suas mudanças. Tem seis nomeações aos Óscares e conquistou os Globos de Ouro para Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Atriz Secundária. Está nos cinemas desde 27 de novembro e o crítico de cinema João Lopes gostou.

5. Ida
Candidato na categoria de melhor filme estrangeiroIda, do realizador Pawel Pawlikowski, é uma história passada nos anos 60, com uma noviça polaca prestes a fazer os votos quedescobre um terrível segredo de família com origens na II Guerra Mundial. Estreou em Portugal a 17 de julho e já pode ver em casa, em DVD.

6. Whiplash
Com estreia marcada para 29 de janeiro nas salas de cinema nacionaisWhiplash é um dos títulos que surpreenderam na lista de nomeados para melhor filme, apesar de já ter passado pelaQuinzena de realizadores em Cannes, pelo Festival de Sundance (e ter ganho) e pelo de Toronto. Um jovem baterista começa a ter aulas no que considera ser a melhor escola de música e enfrenta a ira do professor capaz de tudo para procurar o melhor dos seus alunos. A realização é Damien Chazelle.

7. O Jogo da Imitação
Benedict Cumberbatch interpreta o matemático Alan Turing, o homem que decifra um enigma que ajuda a vencer a II Guerra Mundial e recebe de volta uma perseguição. O filme tem assinatura de Morten Tyldum, Keira Knightley no elenco e oito nomeações às estatuetas douradas. Está nas salas desde 15 de janeiro.

8. "Como Treinares o teu Dragão, 2"
É um dos candidatos a melhor filme de animação, e chegou às salas no dia 12 de junho - agora só em casa e em DVD ou Blu-Ray. Os protagonistas, Hiccup e Toothless, descobrem uma caverna onde vivem milhares de dragões e entre eles Dragon Rider.
.
9. "O meu nome é Alice"
A professora Alice Howland descobre que tem Alzheimer e é dela que fala o filme Still Alice, título original. A interpretação é da atriz Julianne Moore, vencedora do Globo de Ouro para Melhor Atriz com este papel e favorita na corrida aos Óscares (é o que dizem as casas de apostas). Tem estreia marcada para 5 de fevereiro.

10. "Teoria do Tudo"
O ator britânico Edie Redmayne levou para casa o Globo de Ouro para Melhor Ator com a sua interpretação do físico Stephen Hawking neste biopic realizado por James Marsh e repete nomeação nos Óscares. O argumento foi adaptado a partir de um livro escrito pela primeira mulher do cientista, Jane Hawking, com quem esteve casado entre 1965 e 1995 e teve três filhos. Estreia no dia 29 de janeiro nas salas portuguesas.

|retirado daqui|

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top