Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE),  uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, uma oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas. A chamada à ação é da IASL (International Association of School Librarianship).

Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar assinala-se na quarta segunda-feira do mês de outubro, em 2021, dia 25/10.

O tema do MIBE 2021 “Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo é baseado no tema da Conferência da IASL de 2021 “Uma rica tapeçaria de prática e pesquisa ao redor do mundo.” A expressão “Era uma vez…” transporta-nos imediatamente para o mundo mágico dos livros, através do qual partilhamos a vida de fadas, duendes e muito mais. Existem histórias que foram transmitidas há muito tempo, de geração em geração, e que nos ensinam sobre os valores humanos e a cultura. Vamos ligar-nos e aprender mais sobre diferentes países de todo o mundo, através das histórias.

No AEA temos o seguinte programa:

✔ Formação de utilizadores - os alunos conhecem a sua biblioteca escolar

✔ Desafio - Ronda de histórias/Era uma vez... - a história da minha avó

A biblioteca desafia para a Ronda de histórias alunos, professores, funcionários e famílias a gravar um podcast com uma história da tradição oral (não é uma gravação de uma leitura feita a partir de um livro), maravilhosa ou tradicional, de preferência relacionada com as suas origens e a enviá-lo, por email, para a biblioteca (adelaide.peres@agesc-arouca.pt).

Recolha dos podcasts até dia 24 de outubro.

A biblioteca disponibiliza todos os podcasts a partir do dia 25 de outubro  e promove a sua votação até dia 31.

A história mais votada será premiada e  poderá ser recriada/trabalhada (Dramatização; Espetáculo musical; Filme;  Desenho ou pintura; trabalho tridimensional; Performance de leitura em voz alta) e enviada para o portal RBE até dia 22 de novembro. A recriação pode ser feita individualmente ou em grupo (até 3 alunos).

 Ideias de leitura e escrita | outubro 2021 | PNL

✔ Leituras Outonais/Festival da Castanha | BE e CMA

De 20 a 24 de outubro

 Histórias com croché e tricô | BE e Clube FUN&RELAX

Destinatários: alunos; docentes de todos os níveis de ensino e pessoal não docente

Local: Biblioteca da ESA

Horário: 17h45

Data: 19 de outubro de 2021

Duração: 1h30

Materiais necessários: boa disposição e vontade de aprender

Inscrições até dia 12 de outubro na BE da ESA ou através do email marcia.ferreira@agesc-arouca.pt

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top