Vencedores foram distinguidos pelo seu trabalho na descoberta de recetores para a temperatura e o tato.

David Julius e Ardem Patapoutian© Niklas Elmehed/Twitter The Nobel Prize

Prémio Nobel da Medicina foi atribuído, esta segunda-feira, a David Julius e Ardem Patapoutian "pelas suas descobertas de recetores para a temperatura e o tato". Os vencedores foram anunciados pelo secretário-geral do Comité Nobel, Thomas Perlmann.

"As descobertas revolucionárias [dos dois cientistas] lançaram intensas atividades de investigação que levaram a um rápido aumento da nossa compreensão de como o nosso sistema nervoso sente o calor, o frio e os estímulos mecânicos", refere o comunicado do Comité Nobel.

David Julius e Ardem Patapoutian "identificaram elos críticos em falta na nossa compreensão da complexa interação entre os nossos sentidos e o ambiente", adianta o comunicado.

Como resultado destas descobertas, passou a ser possível compreender melhor como o calor, o frio e o toque são processados pelo sistema nervoso, sendo que os canais iónicos identificados são importantes para muitos processos fisiológicos e situações de doença. O conhecimento adquirido está já a ser utilizado no desenvolvimento de tratamentos para uma série de patologias, incluindo dor crónica.

Retirado da TSF Notícias. Saiba mais AQUI

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top