Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo, é o tema do Mês das Bibliotecas Escolares (MIBE).

"É tão vasto o mundo!, composto por terras e povos diferentes que nunca viveremos o suficiente para conhecer toda essa riqueza nas suas diferenças. 

Cada um desses povos, é claro, possui as suas histórias. É costume chamar-lhes histórias tradicionais.

Alguém as inventou, é certo. Mas quase sempre foi há tantos, tantos anos - num tempo em que esses contos eram transmitidos de boca para o ouvido, sem passarem pelos livros -, que quase nunca sabemos quem as inventou. Pertencem, assim, a todos e a ninguém em particular. É divertido até pensar que passaram de trisavós para bisavós, de bisavós para avós, de avós para pais, de pais para filhos, de filhos para netos, de netos para bisnetos, de bisnetos para trinetos e assim sucessivamente, ao longo dos anos ou até ao longo de séculos. (...) 

Lendas, contos de fadas, contos de animais, contos de exemplos...um nunca acabar de modos de encantar, de ter graça, de emocionar e de transmitir ensinamentos.(...)"

in Nota introdutória do livro Contos e Lendas de Portugal e do Mundo, de João Pedro Mésseder e Isabel Ramalhete que poderás encontrar na tua biblioteca. Uma mão-cheia de histórias para ler, reler e contar...

Mas se não quiseres vir até à biblioteca, aqui ficam outras propostas de leitura e de contos: 

       Descarrega o audiolivro [ Contos Tradicionais da CPLP ] 

CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa











Histórias para ler, reler, ouvir e contar.
Uma forma de celebrar o Mês das Bibliotecas Escolares.
Uma forma, também, de celebrar a diversidade dos povos e da cultura.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top