O Dia Internacional do Idoso comemora-se anualmente a 1 de outubro. 

Este dia foi instituído em 1991, pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa.  

Assim, o Município de Arouca, que realizou recentemente o Plano Gerontológico Municipal, em parceria com a Associação Nacional de Gerontologos, alerta, através de um pequeno vídeo, para os estigmas e estereótipos associados à idade - IDADISMO e apela à mudança de mentalidades.


População idosa em Portugal

Existem 600 milhões de pessoas com mais de 60 anos no mundo. Em 2025 este número será o dobro.

Segundo dados do Eurostat, Portugal será um dos países da União Europeia com maior percentagem de idosos e menor percentagem de população ativa em 2050.

O Instituto Nacional de Estatística prevê igualmente que no ano de 2050, um terço da população portuguesa seja idosa e quase um milhão de pessoas tenha mais de 80 anos. Estes cálculos são feitos com base na tendência de envelhecimento da população, resultante do aumento da esperança de vida e da diminuição dos níveis de fecundidade.

Os idosos são pilares no seio da família, eles são responsáveis pela transmissão de valores e de conhecimentos aos mais novos, funcionando como um ponto de equilíbrio familiar, ajudando à criação dos mais novos da família.

Os nossos idosos são importantes! 


0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top