Estes desafios de leitura e escrita dirigem-se a alunos, pais, professores e outros. Participem!
E partilhem connosco (professora bibliotecária Adelaide Peres na biblioteca da ESA ou através do email adelaide.peres@agesc-arouca.pt) os trabalhos resultantes dessas IDEIAS.
A todos os participantes daremos um prémio. Quem se atreve?
Simultaneamente poderão participar diretamente no PNL (Ideias de Leitura ou Ideias de Escrita).
Acede às Ideias de Leitura de outubro
Vê as ideias de leitura anteriores
Acede às Ideias de Escrita de outubro
Vê as ideias de escrita anteriores
Eunice Correia, 10º E, Escola Secundária de Arouca:
ResponderEliminarEm resposta a um dos desafios de leitura do mês de outubro, o nº 10, li o artigo de uma revista sobre ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS (revista CAPTAR, volume 2, nº2, págs 1 a 16):
"As alterações climáticas são uma das actuais ameaças ao desenvolvimento sustentável, pondo em causa não apenas os equilíbrios naturais, mas também a segurança de uma grande parte da população. As principais causas das alterações climáticas centram-se no aumento das concentrações de um conjunto de gases emitidos pela atividade humana, que interferem com os padrões normais de troca de energia por radiação, entre a Terra e o espaço exterior, fenómeno este chamado ‘efeito de estufa’. Ao longo dos anos, vários estudos científicos têm vindo a demonstrar que a ação humana veio alterar as concentrações atmosféricas, a distribuição espacial e os ciclos de vida dos gases com efeito de estufa. Apesar de algumas incertezas há factos indesmentíveis: os níveis de dióxido de carbono na atmosfera estão a aumentar exponencialmente e atingiram valores nunca antes alcançados. Como vamos atuar? Uma das mais recentes medidas passa pela descarbonização da economia, resultado da implementação do mercado do carbono. Mas será suficiente? O grande debate climático centra-se, hoje, não só na definição de novas metas de redução da emissão de gases com efeito de estufa, mas também nas ações de mitigação e adaptação às alterações climáticas. A Humanidade enfrenta um dos maiores desafios de que há memória. A mitigação e a adaptação às alterações climáticas devem ser encaradas como oportunidades de desenvolvimento e não como simples imposições políticas que apenas acarretam investimentos financeiros. Novas fontes de energia e tecnologias mais limpas são apenas exemplos de como melhorar o ambiente, combater as alterações climáticas e promover a saúde Humana."
(o)
ResponderEliminar