“Da minha língua vê-se o mar”

No passado dia 5 de maio, comemoramos o Dia Mundial da Língua Portuguesa, designação atribuída pela UNESCO, em 2019, tendo em consideração a importância da nossa língua no mundo, e toda a escola foi convidada a viajar pelos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). 

À entrada da Escola Secundária de Arouca, fomos recebidos por Vergílio Ferreira que, sabiamente, nos dizia “Da minha língua vê-se o mar”, pois somos um povo, como diz Fernando Pessoa, que desejou “Que o mar unisse, já não separasse.” (“O Infante”).

No átrio da ESA, ao longo do dia, ouvimos as palavras daqueles que, pelo mundo, mantêm a língua portuguesa viva, assistindo a um vídeo sobre a língua e cultura portuguesas na CPLP. Aí, também apreciamos “pedaços” desses países nos BI’s elaborados pelos alunos do 9.º F, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, no âmbito do tema da Interculturalidade. Também pudemos conhecer e apreciar objetos representativos dos países da CPLP expostos. Neste espaço, todos os que quiseram homenagear a sua língua tiveram a oportunidade de o fazer no mural “Contigo, AlEgrAmos os quatro cantos do mundo” e deleitarem-se com as “Lousas Poéticas”, trabalhos realizados pelos alunos do 9.º ano.

Ao primeiro tempo da manhã, os professores procederam à leitura de textos/excertos de escritores lusófonos, de forma a celebrar, em sala de aula, esta viagem pela língua portuguesa.
A magia da sétima arte esteve também presente neste dia através da projeção de “A maior flor do mundo”, adaptação da obra homónima de José Saramago.

No âmbito deste dia e em parceria com o Departamento de Línguas, a BE divulgou recursos e atividades no seu blogue BiblioESA e lançou a iniciativa EU LEIO EM PORTUGUÊS, desafiando a comunidade escolar a gravar uma leitura de um excerto de um livro de um autor português e cujo resultado pode ver aqui.

Ainda neste âmbito, no dia 10 de maio, a BE promoveu um Webinar "Histórias da Língua" (surpresas e as aventuras da História da nossa língua, desde o tempo do Império Romano até ao futuro) com Marco Neves, ao qual assistiu a turma do 7.º A.

A todos os que permitiram a concretização destas atividades, o nosso agradecimento.

Para terminar, deixamos dois testemunhos que ilustram a razão pela qual a Língua Portuguesa nos liga ao mundo.

“Este dia mundial é um reconhecimento justo da relevância global da língua portuguesa. Estou seguro de que o seu futuro continuará a ser enriquecido pela diversidade e solidariedade de todas as suas vozes.”
— António Guterres, Secretário Geral das Nações Unidas na ocasião do Dia Mundial da Língua Portuguesa 2021

“Uma língua de encontros. Na terra e no oceano.”
— Ernesto Ottone Ramírez, Subdiretor Geral para a Cultura da UNESCO por ocasião do Dia Mundial da Língua Portuguesa 2021

FOTOS Notícia retirada DAQUI.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top