O Dia Mundial da Língua Portuguesa comemora-se a 5 de maio, tendo sido celebrado, pela primeira vez, em 2020, após consagração pela UNESCO em novembro de 2019.

No presente ano, a comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa procura constituir um meio de celebração da Língua e da sua dimensão crescentemente global, refletindo e dando voz à multiplicidade de vozes que a compõe e que constitui um dos seus traços fundamentais.

Afirmar a Língua Portuguesa enquanto língua global de ciência, cultura, economia, diplomacia e paz é também objetivo da comemoração deste Dia que, como tal, procura envolver diferentes intervenientes e protagonistas destas múltiplas dimensões da Língua Portuguesa. 

Celebre connosco este dia!

Vídeos

Vídeo  1 (Fundação D. Luís) – (1:53)

https://www.youtube.com/watch?v=Io6KKJru1vM

Uma breve viagem pela Literatura em Português ao longo de capas e títulos. Percorrendo autores e obras, atravessando o mar que une todos os que falam a mesma língua: um roteiro de palavras ricas e com sentido…

Vídeo 2

https://www.youtube.com/watch?v=35Zr-XgymQQ - (1: 30)

Alunos de vários países falam sobre importância de língua portuguesa nas suas vidas.

Vídeo 3

https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-05/lingua-portuguesa-saiba-mais-sobre-o-5o-idioma-mais-falado-do-mundo ( 2:42)

No ano passado, a TV Brasil celebrou a data com uma homenagem aos imigrantes que trouxeram características particulares para o idioma. O vídeo trata da variedade e pluralidade da língua no país.

Vídeo 4

https://www.youtube.com/watch?v=VIcV-I2HYdY - (3:17)

Língua Portuguesa no mundo.

Vídeo 5

https://www.youtube.com/watch?v=3oKWXViG6_o (6:23)

PORTUGUÊS, A LÍNGUA MAIS DIFÍCIL DO MUNDO? | Coreaníssima

https://www.youtube.com/watch?v=zab59XMDXWg - (11:57)

Português de Portugal e do Brasil: Palavras diferentes com o mesmo significado

Elogio da Língua Portuguesa

Cruzar Palavras (PNL)

O Português em Várias Geografias

Eu Conto (PNL)

Eu Leio Em Português

Desafio do AEA

Procura dentro de ti – Meditação para todos

Parte 1 – Escrever para meditar

Atividade para todos os que sabem escrever

Escrita livre

Coloca um lápis e um caderno ou algo onde possas escrever, à cabeceira da cama. Sempre que te sentires com vontade de escrever, escreve. Escreve tudo o que te vem à mente sem te preocupares com a apresentação, com a letra, com a pontuação ou os erros ortográficos. O que importa é que registes o que vai fluindo dos teus pensamentos.

Escrita orientada

Escreve uma lista de palavras começadas por determinada letra.

Escreve diversas sensações e sentimentos que tiveste ao longo do dia (por exemplo: quando cheirei a rosa do meu jardim, senti-me feliz; quando lavei as mãos em água fria, senti um arrepio).

Cria o “bloco de gratidão” onde registas pelo menos uma coisa boa do dia (Ex. Estou grato pela tarde divertida que passei com a minha família).

Haiku

Escreve três versos com 5, 7 e 5 sílabas, relativos ao momento que estás a viver ou a sentir, ao teu mundo, ao que o teu coração sente. Não é necessário que rimem, que tenham título ou pontuação. Não te preocupes se não conseguires à primeira, com a prática irás conseguir. Podes começar por usar mais ou menos sílabas, desde que uses o mesmo padrão: curto-longo-curto.

Exemplos de haiku:

Oh joaninha 

Tanta sabedoria

És admirável


Sopra o vento

A chuva molha tudo

Meus olhos choram

Ideias de leitura e escrita (PNL)

Ideias de leitura e escrita/maio de 2021

Rede Camões, I.P. 

As redes externas do Camões, I.P., em particular as redes de Coordenação de Ensino e de Centros Culturais, irão assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, nomeadamente através da realização de atividades com recursos digitais.

Neste âmbito, está prevista a realização de 159 atividades, em 50 países.

Dados sobre a Língua Portuguesa

Outras Iniciativas

Seminário do Dia Mundial da Língua Portuguesa em Guimarães

A Câmara Municipal de Guimarães celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa com um seminário no Centro Cultural Vila Flor, a 5 de maio de 2021.
O seminário comemorativo é uma coorganização da Câmara Municipal e da Universidade do Minho e terá lugar no Centro Cultural Vila Flor.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top