Livro-objeto construído pela EB do Burgo

Todos os livros são objetos. Contudo, um livro-objeto traz algo de novo, como por exemplo: tipo de encadernação, elementos adicionados, materiais, formato.

A história do livro-objeto é muito antiga. Quando surgiram, há muitos séculos, não eram direcionados para as crianças. Tinham uma utilidade mais científica e pedagógica.

Crê-se terem tido início no séc.XIII, com uma obra de Matthew Paris, um monge beneditino, que incluía um volvelle ou disco/roda giratória.

No séc. XVIII surgiram os primeiros exemplares para crianças, destacando-se os pop-up.

O livro-objeto também está associado ao livro-brinquedo, ao livro-jogo, ao livro de artista e ao livro-álbum.

Estes livros implicam uma leitura mais ativa: manipulação, acesso aos mecanismos de construção, avanços e recuos nas páginas, entre outros.

Pop-up, livro carrossel, volvelle, livro acordeão/ concertina / leporello, pull-the-tab e livro com abas, livros recortados e perfurados, livros túnel, (...), todos estes livros podem ser vistos na exposição itinerante “Livro-objeto”, a percorrer as escolas do AEA (neste momento, encontra-se na BE da ESA).

Tendo em conta o desafio Call Livro-objeto, promovido pelo PNL e lançado pela BE, a EB do Burgo  construiu um livro objeto no âmbito do projeto “Castanh@rte” e elaborou um book trailer  sobre o mesmo. 


A construção deste livro objeto foi possível graças à envolvência de todas as turmas da escola e da articulação dos docentes e BE, contando com as seguintes parcerias: AGA, PNA, PNC e PNL. 

O livro estará patente na exposição itinerante.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top