Nos dias 13 e 14 de junho, os alunos do 4.ºano das escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do AEA visitaram a Escola Básica de Arouca, tendo sido recebidos pelas turmas de 5.º ano, pelos Benjamins Embaixadores da Europa, pelos professores e Assistentes Operacionais e pelas Professoras Bibliotecárias do AEA.

Os alunos visitaram vários espaços da escola, assistiram a algumas aulas, participaram em atividades promovidas por professores de algumas disciplinas e, claro, passaram pela Biblioteca Escolar que os recebeu de forma peculiar. As estantes, paredes, janelas encheram-se de morcegos, de vários tamanhos e formatos para, de forma simbólica, criar impacto e despertar a curiosidade dos alunos sobre tal decoração. Logo surgiram algumas questões:

” Será que trocamos as datas e estamos a comemorar o Halloween?”

“Será que vamos escutar uma história sobre o medo/terror?”

“Será que os morcegos servem para marcar alguma coisa nas estantes?”

O diálogo foi muito interessante e as respostas às questões bastante pertinentes.

As Professoras Bibliotecárias explicaram o porquê dos morcegos, referindo a sua utilidade nas bibliotecas, nomeadamente nas Bibliotecas do Convento de Mafra e da Universidade de Coimbra (biblioteca Joaninha).

Ainda foram contextualizados os livros: “O Morcego Bibliotecário” e “A Fada Palavrinha e os Gigante das Bibliotecas”, disponíveis nas BE do AEA.

No final das sessões e como recordação da ocasião, cada aluno levou o seu morcego “amigo dos livros” para casa.

As PB agradecem a visita da pequenada, retratada por uma ilustração (da biblioteca com o seu morcego), enviada por um encarregado de educação. 

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top