Bibliotecas Escolares, em articulação com o Departamento do 1.º Ciclo, levam a meditação à Escola.


Ao longo de dois anos letivos, as Bibliotecas Escolares proporcionaram atividades de meditação, de uma forma simples e acessível a todos — desmistificando a ideia de que a meditação não está ao alcance de todos — independentemente da idade e das suas capacidades.


O projeto decorreu da seguinte forma:

No ano letivo 2020-2021 foram facultados materiais mensais para toda a comunidade educativa: JI; 1.º Ciclo, 2.º Ciclo, 3.º Ciclo, Secundário; restante comunidade educativa. Esses materiais estão disponíveis para utilização aqui.


No ano letivo 2021-2022, a PB Isabel Gonçalves deslocou-se às escolas do 1.º Ciclo, mensalmente, fazendo a sessão presencial na escola e, em simultâneo, online para as restantes turmas/ escolas. A descrição das atividades de meditação foram, também, enviadas por e-mail a todos os professores, funcionários e associações de pais.

A calendarização foi a seguinte:

17 de novembro - EB1 de Alvarenga

15 de dezembro - EB1 de Canelas (cancelada por motivos de pandemia)

12 de janeiro - EB1 de Ponte de Telhe

16 de fevereiro - EB1 de Moldes

16 de março - EB1 de Rossas

20 de abril - EB1 da Boavista

18 de maio - EB1 do Burgo

24 de junho - EB1 de Arouca


As atividades propostas são simples, não exigem material ou espaço específico, e podem ser realizadas pelos alunos (e também pela restante comunidade educativa) individualmente, sem necessidade de apoio ou orientação de um profissional.


Veja as fotos AQUI.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top