As Bibliotecas Escolares  do AEA foram apoiadas, este ano, no âmbito da inscrição no programa Leitura em Família do Plano Nacional de Leitura (PNL).

O PNL associa no Leitura em Família os projetos Leitura em Vai e Vem, dirigido às crianças do Pré-Escolar, e o Já Sei Ler, para o 1.º Ciclo, criando espaço para as famílias acederem a sugestões de atividades que podem dinamizar com os mais pequenos.

No desenvolvimento destes dois programas de promoção da leitura, as BE iniciaram o Já Sei Ler para o 1.º Ciclo, com o apoio dos professores titulares, e deram continuidade ao Leitura em Vai e Vem (antigo Ler+ em Família), com o apoio das Educadoras e do técnico da Biblioteca Municipal.

No projeto Leitura em Vai e Vem promoveu-se o empréstimo domiciliário, em todas as salas do Pré-escolar, tendo havido uma sensibilização junto das famílias para a leitura diária durante 10 minutos.

Para este empréstimo domiciliário foram organizadas 12 Bibliomalas, com 25 títulos, diferentes e distribuídas por cada sala.

No projeto Já sei Ler promoveu-se a leitura a par com as crianças, 10 minutos por dia, quer em sala de aula, quer em casa.  

A todos os alunos foi oferecido uma mochila/saco para o transporte de livros (oferta do Plano Nacional de Leitura e da Câmara Municipal de Arouca).

A verba de mil euros atribuída a este programa será empregue na aquisição de novos títulos para a renovação das Bibilomalas.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top