No âmbito do projeto "Navegar com as Bibliotecas Escolares" (RBE), foram elaborados os seguintes trabalhos pelas escolas de Alvarenga e Boavista.

Alvarenga  | Se eu fosse ...a essência de Alvarenga

Articulação: História/ Geografia; Português; Matemática; Ed. Tecnológica e Ecocriatividade

 

Descrição da atividade: Esta atividade foi realizada no âmbito do projeto da Escola “Lendas, canções e tradições” e contou com o apoio do Departamento do 1º Ciclo, nomeadamente do “Clubinho de Leitura e Escrita” e da Biblioteca Escolar.


Porque conhecer o meio local e a sua história é fundamental, navegando pelo passado, pelas tradições e por alguns  lugares da localidade, os alunos tiveram a oportunidade de partir à descoberta, pesquisando sobre as suas raízes - conhecer para valorizar, através de saídas de campo, de diversas leituras, produções escritas e digitais, entre outros, de forma interdisciplinar, abordando, ainda, temáticas transversais como a cidadania, a valorização e o respeito pelo outro.

 

Recursos produzidos: Poesia, ilustrações, publicação online interativa


URL: https://www.calameo.com/books/005571952b7e50cd9cf19



Boavista | Na rota do circum-navegador

 

Articulação: História/ Geografia; Português; Matemática; Ed. Tecnológica e Ecocriatividade

 

Descrição da atividade: Esta atividade foi realizada de forma interdisciplinar e contou o apoio da Biblioteca Escolar. As diversas abordagens integraram as disciplinas de Estudo do Meio (Passado Nacional),  Português, Matemática (séculos, décadas, ...) e, ainda, temáticas transversais como: cidadania, saúde e TIC. Fez-se uma leitura partilhada do livro “Fernão de Magalhães: O Circum-navegador, de Luísa Ducla Soares e exploraram-se questões históricas relacionadas com os descobrimentos, saúde e alimentação, a escravatura, a violência, entre outros. 


Recursos produzidos: Booktrailer



O projeto Navegar com a Biblioteca Escolar é o contributo da RBE para o programa geral das Comemorações Magalhânicas, que se celebram entre 2019 e 2022, constituindo uma das 10 iniciativas da Educação aprovadas pela Secretaria de Estado. Está desenhado em torno de seis grandes desafios, explanados no documento orientador, e o seu foco é dar voz e protagonismo aos alunos, convidando-os a explorar e produzir recursos.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top