A poesia, não se sabe o que é.

Nem é preciso.

O que é realmente importante ninguém sabe.

(Os homens, de resto, só querem saber do que sabem…)

Não devia ser assim, claro.

Mas deixá-lo. O que ninguém sabe

é que tem o mistério e a pureza de não ser

coisa nenhuma exatamente.

Eduíno de Jesus

Relativamente à poesia, há mal-entendidos e preconceitos. Alguns pensam que a poesia  é uma maçada, é inútil, uma perda de tempo, não é para ser levada a sério, é para mimados ou iluminados (solitários românticos) e, sobretudo, não se percebe nada...

A verdade, porém, é que alguns estudos, na área da neuropsicologia,  mostram que:

  • A poesia tem a capacidade de enviar poderosas mensagens emocionais ativar a reflexão.
  • A poesia gera mais prazer, a nível cerebral, que a música: As respostas neurológicas estimuladas pela poesia são únicas. Os dados mostraram que ao tomar contato com os poemas, partes do cérebro usualmente desativadas quando expostas ao estímulo de filmes e música foram despertadas.
  • A poesia relaxa, provoca uma reação de prazer gradativo a cada estrofe escutada. 77% dos participantes neste estudo, que nunca tinha escutado um poema, mostraram reações e sinais neurológicos que antecipavam os focos emocionais da leitura.
  • A poesia estimula a memóriafacilita a introspeção. Neurocientistas da Universidade de Exeter (…) descobriram que a poesia estimula áreas do cérebro associadas com a memória, como o córtex cingulado posterior e o lobo temporal médio, áreas que são despertadas quando estamos relaxados, ou introspetivos.
A poesia não serve para nada, mas é necessária!
Este é o primeiro dia do resto da tua vida: poetiza-te!


Fonte: Trinta por uma linha

As bibliotecas escolares desafiam toda a comunidade educativa a ler poesia durante apenas alguns minutos, diariamente, semanalmente, mensalmente. 

Um Dia Mundial da Poesia muito ESPECIAL!

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top