A associação ambientalista Zero lançou, na segunda-feira, 22 de Março, Dia Mundial da Água, a campanha “Água da Torneira – a bebida preferida”, com o objectivo de incentivar as pessoas, entidades e empresas a consumir água da torneira em vez de água engarrafada.
Na página da iniciativa, há informação sobre a água da torneira, a sua produção e qualidade, desconstruíndo mitos que têm colocado em causa a segurança do seu consumo, bem como dados sobre o impacto na utilização de recursos e na poluição causada pelo consumo da água engarrafada.
Em declarações à TSF, Francisco Ferreira, dirigente da Zero, diz que a água da torneira é “de confiança” total e que a Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) confirmou também no seu último relatório anual que “a água que corre na torneira dos portugueses é de excelente qualidade”.
O indicador de água segura em Portugal continental situou-se em 98,66% em 2019, ano a que se referem os últimos dados publicados. Esta tendência, que se confirma pelo quinto ano consecutivo, mantém este indicador nos 99%, o que demonstra a excelência da qualidade da água para consumo humano, acrescenta Francisco Ferreira.
O responsável da Zero dizia ainda, ouvido na TSF, que o consumo de água engarrafada tem um enorme impacto na produção de resíduos: Portugal é o quarto país da Europa com maior consumo per capita de água engarrafada, com um consumo médio de 146,4 litros por habitante, o que produz 17,6 mil toneladas de plástico.
Fonte: | 23 Mar 21
0 comentários:
Enviar um comentário