O Internet Archive tenta assim responder à grande procura atual por materiais de leitura e de investigação que há junto de estudantes, professores e leitores em geral. Para isso abriu o acesso a 1,4 milhões de livros.
TimeStopper
Com grande parte das bibliotecas encerradas, os alunos têm de recorrrer a soluções online para ter aulas e fazer trabalhos. O Internet Archive, organização sem fins lucrativos, anunciou o projeto Biblioteca Nacional de Emergência ao abrigo do qual disponibiliza livros da Open Library, projeto que viu as listas de espera serem removidas neste tempo de crise provocada pela Covid-19. A vantagem desta abordagem é que múltiplos leitores podem aceder ao mesmo livro em simultâneo.
O objetivo do Internet Archive é proporcionar ‘Acesso Universal a Todo o Conhecimento’”, explicam os responsáveis no site. A suspensão das listas de espera visa acelerar o acesso de vários leitores e apoiar as aulas à distância, a realização de trabalhos académicos e servirá também de estímulo para todos os que queiram ler e aumentar a sua cultura.
O projeto da Biblioteca de Emergência Nacional vai estar disponível até 30 de junho ou até que o estado de emergência provocado pela pandemia o justifique. A partir dessa altura, voltarão a vigorar as listas de espera que defendem a utilização justa, uma doutrina dos EUA que permite que material protegido por direitos de autor possa ser usado sem permissão do detentor dos direitos. O projeto está disponível para qualquer utilizador com acesso à Internet (desde o dia 24 de março).
No site estão listados mais de 900 livros em português.
Notícia daqui.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top