(cartaz DGLAB) |
Para assinalar o prazer da leitura e o respeito pelos livros e pelos seus autores, a UNESCO instituiu, a partir de 1996, o dia 23 de abril como Dia Mundial do Livro.
Esta data foi escolhida em homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare, Cervantes e Garcilaso de la Vega. Está também associada à tradição catalã segundo a qual, neste dia, os homens oferecem às senhoras uma rosa vermelha de S. Jorge e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do cavaleiro.
Em tempos de isolamento social, o valor dos livros e das viagens que nos proporcionam cresce em significado. Como habitualmente, a Rede de Bibliotecas Escolares e as Bibliotecas Escolares associam-se à comemoração, divulgando o cartaz escolhido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) da autoria da ilustradora Mariana Rio.
Ver notícia aqui>>
Retirado daqui.
Dia Mundial do Livro (Plano Nacional de Leitura | PNL)
Celebremos!
“Quanto a mim, muito me agrada a ideia de tratar o hábito da leitura de livros como um dever moral e fraterno, face ao próximo”
Olga Tokarczuk, Viagens
“Há livros pelos quais deslizamos ao de leve, esquecendo-nos das páginas, à medida que as vamos passando; há outros que lemos com reverência, sem nos atrevermos a concordar com eles ou a discordar deles; outros, ainda, que, porque os amámos tanto e durante tanto tempo, somos capazes de recitar palavra a palavra, dado que os sabemos de cor – sabemo-los com o coração.”
0 comentários:
Enviar um comentário