No âmbito do projeto Salvem as abelhas! em desenvolvimento na Oficina de Aprendizagem – Ecocriatividade, a EB da Boavista recebeu a visita do autor e apicultor Paulo Santos.


Durante todo o dia, com uma paixão contagiante pelas abelhas e pelo que faz, o autor dinamizou 3 sessões muito elucidativas sobre vários aspetos relativos às abelhas : identificação das espécies, nascimento e tempo de vida, partes do corpo, sistema social das colmeias, entre outros, enfatizando o papel da polinização.


A sua capacidade de comunicar, de criar momentos de interação com os alunos e de atenção, aliada aos recursos utilizados (fotos, vídeos, música, fato de apicultor, fantoches, frutos e legumes, aventais com mensagens, quadros de cera, colmeia, mel e abelhas ao vivo) deslumbrou alunos e professores.

Todos ficaram mais ricos com esta atividade e a biblioteca conta agora com “As aventuras da Cuscas”, recomendada pelo PNL que, para além de abordar a importância das abelhas na nossa vida, dá a conhecer vários monumentos do nosso país. A aquisição foi feita pela Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola, para a qual vai o nosso agradecimento.

Desta forma, promoveu-se mais um importante trabalho de colaboração entre a Escola, a Biblioteca Escolar e a Comunidade.

“Se as abelhas desaparecerem da face do globo, então o homem teria somente 4 anos de vida restantes. Sem abelhas, não há polinização, não há plantas, não há animais, e não há homens.”
Albert Einstein

“Livros são como abelhas que levam o pólen das ideias de uma inteligência a outra."

James Russell Lowell


0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top