Lugares e Palavras de Natal – Volume VIII apresenta-nos 85 visões (selecionadas de entre muitas mais) de vários autores (6+1 de Arouca) sobre o Natal e valores associados. Coletânea de contos e poemas. 


Coordenação: João Carlos Brito | Maria Eugénia Ponte

"Falar ou escrever sobre o Natal é correr o risco de enveredar por lugares- comuns já antes trilhados; é permitir que diferentes estados de espírito tolham as palavras não as deixando fluir, ou as precipitem em avalancha; é, frequentemente, ter a sensação de que já tudo foi dito, de que já não há novidade, de que já nada nos surpreenderá.

A coletânea Lugares e Palavras de Natal, no seu oitavo ano consecutivo, mais uma vez, vem surpreender com poesias e prosas baseadas em factos reais ou ficcionados, que traduzem inquietações ou contentamentos, avivam memórias doces ou amargas, profetizam futuros auspiciosos ou nevoeirentos… Uma obra que, pelas palavras de autores veteranos ou caloiros, leva à refleção sobre a verdadeira essência do Natal.

Desta forma, enquanto falamos, lemos ou escrevemos sobre o Natal, damos-lhe valor, significado, … acreditamos… É neste sentido que me atrevo a dizer Enquanto houver Natal há esperança!"



Isabel Gonçalves, Membro do Conselho Editorial



Feita a divulgação e lançado o desafio, participaram 6+1 autores de Arouca:
  • Dilma Quaresma (Com peso e medida)


    Dilma Quaresma
    Pereira nasceu em Moldes - Arouca em 1954 e é professora de Artes Visuais na Escola Secundária de Arouca. Começou por escrever poesia com o objetivo de intervir e consciencializar para a construção de um mundo melhor. Publica, em 2019, o seu primeiro livro de poesia, Das Entranhas da Serra ao alto dos Céus.
  • Isabel Gonçalves (A visita)


    Maria Isabel Brandão Gonçalves vive em Arouca. É mãe, professora, bibliotecária e aprendiza. Gosta de ler, viajar e estar com a família e amigos. Participou na Coletânea Lugares e Palavras de Natal em 2016, 2017 e 2018 e na Antologia Poética Mimos de Outubro 2019. Guarda alguns escritos dirigidos ao público infantil que acredita um dia poder publicar. Valoriza muito "os pequenos momentos da vida, os pequenos gestos. Os problemas ambientais e a educação das crianças são duas questões que a inquietam.
  • Salomé Sousa (Palavras Esquecidas)

    Maria Salomé Silva Cruz Sousa, nascida em Arouca, a 7 de fevereiro de 1968, licenciou-se em professora do 1º Ciclo, pela Universidade de Aveiro, exercendo a sua profissão desde 1991. A autora considera a poesia a melhor forma de exprimir os seus sentimentos, através da simplicidade e do afeto. Apaixonada pela leitura de histórias para crianças e uma defensora da natureza, acredita que a escrita e a leitura são capazes de mudar mentalidades e promover o desenvolvimento de cidadãos reflexivos, conscientes, informados e ecologicamente responsáveis face aos desafios atuais.
  • Lurdes Duarte (Agarra o frio que há em ti)

    Maria de
    Lurdes Duarte nasceu em 1963, no Porto e reside em Alvarenga, Arouca. Participou nas Coletâneas de Poesia Mimos de Maio publicadas. Publicou em dezembro de 2018 o primeiro livro de poesia, "Como um Grão de Areia", na chancela Mimos e Livros. Em dezembro de 2019, será lançado o seu primeiro livro infanto-juvenil. Tem uma página de facebook, "Palavras à solta", onde vai partilhando algumas das suas produções.
  • Rodrigo Duarte (A beleza do Natal

    Rodrigo Duarte nasceu em 2003 3m Alvarenga, Arouca. Cienma, teatro, literatura, BD e desenho são as suas principais paixões, tendo como referências mestres como Raul Solnado, Monty Python, Tarantino e Jack Kirby. Frequenta o 11º ano na Escola Secundária de Arouca, em Línguas e Humanidades. Pretende estudar cinema mas trabalhar com todas as suas paixões. Já participou em diversas antologias, faz teatro e escreve no blogue Engomâncio de Cueca.
  • Simão Duarte (Visita inesperada).

    Simão Duarte
    nasceu a 11 de setembro de 2003, na freguesia do Burgo, concelho de Arouca e distrito de Aveiro. Desde novo que a leitura é o seu passatempo favorito, tendo, mais recentemente, adquirido um gosto particular pela escrita humorística. O seu ídolo é Ricardo Araújo Pereira. Transitou para o 11º ano de escolaridade na Escola Secundária de Arouca, curso de Línguas e Humanidades, pretendendo, no futuro, tirar o curso de Comunicação Social, vivendo a escrever. Participou na antologia "Lugares e Palavras de Natal - volume VII" e nas antologias poéticas "Mimos de Abril" e "Mimos de Outubro".
  • Fernanda Almeida (Aparente Natal)

    Euniana Correia é Fernanda Maria de Almeida. Nasceu em S. Pedro do Sul, distrito de Viseu, a 27 de outubro de 1974. Tem licenciatura em ensino de Inglês/Português do 2º CEB. É docente do grupo 220 (Inglês/Português do 2º CEB) desde 1996, tendo desde então desempenhado diversos cargos pedagógicos. Atualmente, docente do QND do Agrupamento de Escolas de Arouca. Gosta de ler e escrever, mas também de estar com a família.

             O livro encontra-se disponível na BE da ESA.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top