PRÉMIO NACIONAL DE LITERATURA JUVENIL FERREIRA DE CASTRO - Entrega de menção honrosa

Os prémios da 38ª Edição do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro foram entregues, em sessão solene, na Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro, no dia 13 de dezembro.

Os convidados foram recebidos, às 17.30 horas, com um Porto de Honra e um Momento de Dança pela Fábrica das Artes (Escola de Dança) no átrio principal da escola.


Depois, na sala Polivalente Ivone Ferreira,  a sessão foi aberta pela senhora diretora do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, seguida de uma pequena conferência proferida por Paula Margarida Pinho, escritora, professora de Português, Literatura Portuguesa e Clássicos da Literatura no Ensino Secundário: “Ferreira de Castro: quando todos os lugares são escola”.

Seguiu-se a entrega de prémios aos premiados.



A Eunice, ao receber o seu prémio (1ª menção honrosa - Escalão A), tomou a palavra e proferiu o seguinte discurso:
Olá a todos!
É para mim uma enorme satisfação estar presente nesta cerimónia de entrega de prémios da trigésima oitava edição
do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro, e receber a 1ª Menção Honrosa referente ao escalão A.
Foi um grande privilégio poder participar neste concurso, não só pelo prestígio do mesmo, mas também porque me permitiu
aprender mais enquanto aluna e crescer como pessoa.
Agradeço à equipa promotora e dinamizadora deste evento, bem como a todas as pessoas nele envolvidas,
em particular ao professor Vitor Amorim, Presidente da Associação Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro,
pela sua disponibilidade e simpatia.
Felicito também os restantes participantes premiados.
Aproveito ainda esta oportunidade para louvar o trabalho e agradecer o estímulo e o precioso apoio das professoras bibliotecárias
do Agrupamento de Escolas de Arouca, mais concretamente à professora Adelaide Peres, Professora Bibliotecária da
Escola Secundária de Arouca, sempre diligente, empenhada e atenta.
Foi através do blogue da Biblioteca Escolar que tomei conhecimento deste concurso.
Não poderia esquecer a minha professora de Português, Marisa Saraiva, pelo encorajamento dos seus alunos à participação
neste tipo de iniciativas, e pelo constante incentivo à leitura e à escrita, como forma de alimentar e
cultivar o universo fantástico da imaginação.
Por último, mas não menos importante, estou muito grata à minha família e aos meus amigos,
pela força e pelo carinho que sempre me deram, e pela sua presença incondicional.
Gostaria de fazer uma homenagem e dedicar este prémio a uma pessoa que admiro e de quem gosto muito:
o meu avô materno. Foi no meu avô Álvaro que me inspirei, e “A lição de Natalina” (o conto que escrevi para este concurso) nasceu,
em grande parte, das peripécias reais que com ele vivi, em sua casa.
Termino, desejando a todos vós um Feliz Natal e um ano de 2020 com muita saúde e paz!
Obrigada pela vossa atenção.

Eunice Correia, 13 de dezembro de 2019
Auditório Ivone Ferreira, Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis


Muito bem! e muitos parabéns, Eunice!

39ª Edição do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro - uma porta para o futuro. Em breve.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top