Obra Completa de António Vieira
Padre António Vieira já pode pregar aos leitores com Obra Completa. Ainda em vida do pregador houve intenção de reunir a sua imensa obra mas foram precisos três séculos o fazer.
Após quinze tentativas frustradas em três séculos para reunir toda a produção de António Vieira, será amanhã oficialmente dada como encerrada a odisseia literária de fixação da Obra Completa em 30 volumes. Um projeto que desde 1851 é tentado por académicos, editores e instituições várias em Portugal e no Brasil. Não sem que se o tenha tentado também na Alemanha, Holanda, Itália, França, bem como nos Estados Unidos e no México.
O lançamento conta com intervenções de Eduardo Lourenço, Carlos Reis e Viriato Soromenho-Marques, e envolveu uma equipa de investigadores portugueses e brasileiros que conseguiram terminar, finalmente, a edição em 30 volumes de sermões, cartas, textos proféticos e escritos vários. Um conjunto de livros que só foi possível pelo esforço editorial e financeiro do Círculo de Leitores e pelo mecenato da Santa Casa, que se deparou com o gigantismo de uma obra que sobreviveu desde o século XVII ao terramoto de 1755, a incêndios e a naufrágios, e que se distribuía por vários manuscritos em más condições de conservação e muitas bibliotecas e arquivos. A equipa que levou a cabo a Obra Completa conta com especialistas em ciências literárias, paleografia, latim, história, teologia, filosofia, direito, entre outras, sendo a coordenação dos historiadores José Eduardo Franco e Pedro Calafate.

por João Céu e Silva, in Diário de Notícias

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top