PeterAndWendy
Há sempre curiosidades que desconhecemos e que nos dão um outro olhar sobre a história da criação de certos livros. Neste caso é sobre a obra Peter Pan, de J.M. Barrie. Peter Glanville, encenador, e que tem em cena uma versão teatral da obra intemporal de J.M. Barrie, no Polka Theatre, em Londres, andou a desenterrar algumas curiosidades que poucos saberão acerca da história. O artigo é do The Guardian. Aqui ficam então as dez coisas que você não sabia sobre Peter Pan.
1. Peter Pan era originalmente uma peça de teatro. Só em 1911 o autor adaptou-a a romance, com o título Peter e Wendy. A primeira versão teatral estreou-se no Duke of York’s Theatre, em Londres, a 27 de dezembro de 1904.
2. O autor, J.M. Barrie, estava constantemente a alterar a história. Todos os anos ele acrescentava ou fazia retoques ao guião da peça.
3. O Pó de Fada foi adicionado mais tarde por razões de saúde e segurança. Ao princípio Peter e os Rapazes Perdidos eram capazes de voar sem qualquer magia, mas depois o autor acrescentou o Pó de Fada como ingrediente essencial para se voar, dado que muitas crianças andavam a saltar de sítios altos na esperança de flutuarem no ar.
4. As produções originais da peça promoveram novos efeitos especiais de palco.Na peça original, a Fada Sininho era um ponto de luz que parecia flutuar com a ajuda de um espelho.
5. A primeira casinha de Wendy apareceu em cena em 1904. A casa que os Rapazes Perdidos constroem para Wendy quando chega à Ilha do Nunca foi criada para a canção que tinha a seguinte passagem: «I wish I had a darling house, The littlest ever seen, with funny little red walls, and roof of mossy green».
6. Peter Pan não se vestia completamente de verde. O fato verde foi invenção da Disney para o filme animado de 1953.
7. O Capitão Hook andou em Eton. Na peça original, as últimas palavras de Hook são Floreat Etona, o lema do colégio Eton para rapazes, fundado em 1440 por Henrique VI da Inglaterra.
8. «Morrer seria uma grande aventura». Esta frase foi retirada da produção da peça durante a Primeira Guerra Mundial.
9. Peter Pan foi sempre interpretado por uma rapariga enquanto J.M. Barrie foi vivo. A tradição mantém-se ao nível das adaptações teatrais, e mantém-se também a tradição de ter o mesmo ator a interpretar o papel de Mr. Darling e de Hook.
10. J.M. Barrie cedeu todos os direitos de Peter Pan ao Great Ormond Street Hospital. J.M. Barrie solicitou que o valor recebido relativo aos direitos da obra nunca fosse revelado e o hospital tem mantido essa promessa.
O artigo original é daqui.
|notícia retirada da revista Fábula online|

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top