A Nissan lançou pela primeira vez na Europa em parceria com o Plano Nacional de Leitura e a editora Leya, um concurso a nível nacional, designado «Jovens Autores de Histórias Ilustradas».

À imagem do projeto que a construtora nipónica organiza há 29 anos no Japão, a Nissan Iberia Portugal criou este concurso destinado aos alunos do Ensino Secundário a nível nacional. Esta primeira edição do concurso tem como temática a Mobilidade Sustentável, a qual deverá servir de mote à criação de uma história original e ilustração.

A iniciativa enquadra-se no conceito de “Cidadania Azul” da Nissan, em particular na vertente de responsabilidade social corporativa tendo como objetivo estimular as competências dos adolescentes, com vista à identificação de potenciais novos talentos nas áreas da escrita e da ilustração em Portugal.

Marco Toro, diretor geral da Nissan Iberia Portugal, disse à Forum Estudante que o objetivo é tornar o concurso num evento anual, embora o tema possa variar todos os anos. A aposta da marca no público do ensino secundário, prende-se com o facto de, segundo Marco Toro, este ser o público mais atento às questões da sustentabilidade e poderem eles ser opinion makers junto dos pais, nomeadamente sobre a importância dos veículos elétricos, grande aposta da marca japonesa.

Presentes na apresentação, estiveram também o Sec. de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho e Fernando Pinto do Amaral, comissário do Plano Nacional de Leitura. Os trabalhos finais deste concurso vão ser escolhidos por um júri nacional composto por personalidades de reconhecida competência neste meio, nomeadamente a jornalista Bárbara Wong, o ilustrador Paulo Buchinho, o escritor António Torrado em representação da Sociedade Portuguesa de Autores e o pintor Eurico Gonçalves pela Sociedade Nacional de Belas Artes.

Entre os parceiros da iniciativa, o Plano Nacional de Leitura será representado pelo poeta Manuel Gonçalves e a Leya pelo seu presidente, Miguel Paes do Amaral.

Os autores destes trabalhos serão ainda premiados com uma viagem a Londres, onde para além do fim-de-semana livre, terão a oportunidade de conhecer o Centro de Design europeu da Nissan.

Mais informações aqui.

|via Forum Estudante|

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top