O Dia dos Direitos Humanos apresenta uma oportunidade, a cada ano, de celebrar os direitos humanos, destacar um tema específico e promover o pleno respeito a todos os direitos humanos, por todos, em todos os lugares.

Este ano, o foco é sobre os direitos de todas as pessoas – mulheres, jovens, minorias, pessoas com deficiência, povos indígenas, os pobres e marginalizados – para fazer ouvir a sua voz na vida pública e para que ela seja incluída no processo de decisão política.

Estes direitos humanos – os direitos à liberdade de opinião e de expressão, de reunião pacífica e de associação, e de participar no governo (artigos 19, 20 e 21 da Declaração Universal dos Direitos Humanos) – têm estado no centro das mudanças históricas no mundo árabe nos últimos dois anos, em que milhões foram às ruas para exigir mudanças. Em outras partes do mundo, os “99%” fizeram suas vozes serem ouvidas através do movimento global ‘Occupy’ (Ocupar, em inglês), que protestou contra a desigualdade económica, política e social.

Mais informações aqui.

Vídeos sobre o tema:

Um caminho para a dignidade: o poder da educação em direitos humanos 

 

Signmark – Fazendo rap em silêncio pela igualdade  

Europeus esquecidos  

|via Nações Unidas no Brasil|

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top