Durante o presente ano letivo, as turmas do 9.º B, C, D, F e H desenvolveram um projeto em Oficina de Aprendizagem com o objetivo de assinalar o centenário de “Os loucos anos 20”, de forma a respeitar e preservar a herança do passado, conhecendo as principais alterações sociais, culturais, científicas e artísticas ocorridas nos anos 20 do século XX, bem como a pandemia que os antecedeu.

Num primeiro momento, os alunos realizaram uma pesquisa mais geral sobre o tema, tendo em mente a seleção dos subtemas com que se identificavam mais. Foram criados grupos de trabalho e iniciada a realização de trabalhos em diferentes áreas, como por exemplo, "Moda", "Cinema", "Música", "Descobertas Científicas", "Arte", "Personalidades", "Literatura", “Desporto”, entre outros.

Após a pesquisa e o tratamento da informação, os alunos elaboraram um texto expositivo sobre a época abordada que integrou um marcador de livro distribuído à comunidade educativa no dia 11 de junho e dinamizaram a organização do evento comemorativo do centenário d’ “Os loucos anos 20” com a montagem dos materiais da exposição; a recolha de vestuário e adereços alusivos aos anos 20; a seleção dos textos literários representativos do movimento modernista e dos filmes a exibir. No dia 11 de junho, o produto final do projeto foi apresentado à comunidade educativa, integrando, para além da exposição e da projeção de pequenos vídeos com as transformações que se esperam para os anos 20 do século XXI - “Vêm aí os novos loucos anos 20?”, um ciclo de cinema e um momento artístico que convidou todos os que o presenciaram a viajarem no tempo, através da música, da dança, de estátuas vivas e da literatura.

Tendo em consideração não só o valor histórico e educativo dos materiais produzidos para a exposição, como também as palavras daqueles que a visitaram, – Esta exposição é a confirmação plena da garra, da determinação, do empenho e do bom gosto dos professores e alunos envolvidos. Maravilhoso! Adorei! Muitos parabéns!!; Muitos parabéns pela fantástica retratação dos “Anos 20”, antecedentes do mundo que viria depois. – entendeu-se ser pertinente apresentá-la uma vez mais.

  Esta encontra-se patente na Biblioteca e Centro de Recursos da Escola (BCR) da ESA, onde poderá ser apreciada.

Aos alunos que se envolveram de forma empenhada e colaborativa e a todos aqueles que permitiram a concretização deste projeto, o nosso agradecimento.

Adélia Almeida, Ana Lucas, Marisa Saraiva e Vera Noites

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top