Férias!!!...☺

Estamos de férias, mas muitos, por causa da situação económica, não poderão desfrutá-las. Outros trabalham mais que nunca ao serviço dos turistas que nos visitam e de quem faz férias. Mas no melhor dos casos poderemos ir de férias. Será uma boa ocasião para conhecer melhor o próprio país, os locais mais próximos, outras pessoas, e para penetrarmos mais no tesouro cultural do nosso património.

Estamos esgotados pelo confinamento e temos vontade de saborear – por escassos que sejam – alguns dias diferentes, de descanso, de espairecimento. Aqui ficam algumas reflexões para nos ajudar a viver estes dias.

1. Respeito pela natureza

Não a prejudiques, lançando lixo em todo o lado, destruindo a flora ou maltratando a fauna e os seus espaços vitais. 

Na praia, na montanha, no campo… descobre e respeita a natureza. 

2. As férias ou dias de festa são para toda a família

Dialoga, joga, brinca, passa bem o tempo com a família, sem pressas.

Sobretudo, procura momentos para escutar e falar, dado que o ritmo habitual do quotidiano não proporciona muitas vezes oportunidade para isso.

3. Sê cauteloso

Evita os riscos desnecessários e sê prudente ao escolher atividades.

4. Valoriza a amizade

Tens uma boa ocasião para partilhar pensamentos, opiniões, gostos e distrações com outras pessoas não habituais. Estreita a amizade com os amigos, e se tiveres oportunidade faz novas amizades.

5. Recorda sempre que outros trabalham muito para que tu possas desfrutar

Essas pessoas também têm os seus direitos; respeita-os. E sê agradecido, porque um sorriso, um dizer «obrigado» com sinceridade é, muitas vezes, a melhor recompensa.

6. Descansa, mas deixa que outros também descansem

Tu podes levantar-te tarde, mas outros fá-lo-ão muito cedo e têm direito ao seu descanso, para que possam trabalhar e servir melhor. Pensa nisso!

7. Não vale tudo

Durante o tempo livre, tempo de férias, não vale tudo. Recorda os teus compromissos, recorda a tua dignidade e a dignidade de toda a pessoa. 

8. Vive a solidariedade

Pensa em quem não tem férias, porque nem sequer tem o pão de cada dia. A solidariedade não faz férias.

9. Põe a leitura em dia

Aproveita estes dias para ler. Uma notícia, um conto, uma banda desenhada. O que te apetecer. O importante é que leias...

10. Acrescenta a esta lista, o que consideras interessante para fazeres nas férias


Boas férias!

 in Pastoral da Cultura | Texto adaptado

Imagem: Mihailo K/Bigstock.com



0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top