O Dia Mundial do Livro foi assinalado na Biblioteca da EBA com a apresentação do livro “A Tília da Praça” pelos seus autores - José Cerca (escritor) e José Costa Gomes (ilustrador).


O escritor, José Cerca, foi professor na EB2,3 durante mais de 30 anos e colaborou em vários projetos e atividades na escola. Criou o Clube de Jornalismo e dirigiu o jornal escolar “Caminho”, pelo qual recebeu um prémio nacional. 


O ilustrador, José Costa Gomes,  é professor no Agrupamento de Escolas de Arouca, na EB de Rossas, e é  ilustrador de livros infantis. 

A obra “A Tília da Praça” é uma narrativa que decorre em Arouca, inspirada na decisão da Câmara Municipal de Arouca em mandar cortar os maiores choupos do parque municipal, o que causou, na ocasião, alguma indignação junto da população e levou ao receio que o mesmo destino atingisse as frondosas tílias da Praça. Este receio  chegou à escola EB2,3 e o Clube “Célula Ecológica”  entrou em ação, mostrando o seu importante papel na defesa e proteção das tílias e de todas as árvores, conservação e  preservação ambiental.


Na Biblioteca estiveram presentes a turma do 5ºB e alunos do 5.ºA que prepararam algumas leituras de excertos de forma dramatizada e entoaram a canção “Uma árvore, um amigo”, de Carlos Paião, com acompanhamento instrumental.

A turma do 5.ºC e os restantes alunos do 5.ºA assistiram à sessão online, na sala de aula.





  

O evento foi gravado por  alunos do Curso Multimédia, acompanhados pelo professor Vitor Correia.

Paralelamente esteve patente a exposição das ilustrações do livro, inaugurada no Dia Mundial das Artes, dia 15 de abril. Neste dia, no âmbito da iniciativa ”Alegr´Arte” com pintura, o ilustrador elaborou,  juntamente com os alunos da EBA, uma nova ilustração, exposta na biblioteca.

O encontro, enriquecedor e transdisciplinar, foi organizado pela Biblioteca Escolar (BE) e pelo Plano Nacional das Artes/Plano Nacional do Cinema (PNA/PNC). Colaborou a Academia de Música de Arouca.


A TODOS

(autor, ilustrador, alunos participantes, professores e Academia de Música)

o nosso agradecimento. 


0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top