Ontem, dia 20 de novembro, cerca de 450 alunos do Agrupamento de Escolas de Arouca (todos os meninos da EB1 de Arouca + alguns Pais/EE + alunos de algumas turmas do 7ª, 8ª e 9º anos da ESA + professores) assistiram a uma sessão de sensibilização pela saúde do nosso planeta.




Entre sacos, garrafas/outras vasilhas de plástico e papéis amassados e sujos que esvaziou no chão do auditório, Fernando Paiva, também conhecido por Joca, apresentou o projeto “Não Lixes”, movimento cívico ambientalista que criou no sentido da promoção de valores e práticas ecológicas.



Não se tratava de um lixo qualquer, mas antes de uma forma ousada de provocação da plateia, na medida em que esse lixo fora apanhado, antes da palestra, no espaço circundante da escola.

"É preciso mudar comportamentos, alguns deles relativamente básicos", conforme destaca Fernando Paiva, tendo em vista uma redução drástica do lixo que produzimos. Em especial os resíduos de plástico. “O plástico foi uma grande invenção para o homem moderno, é necessário, mas este plástico descartável não. Está a tornar-se tóxico e está a envenenar o mar que tanto amo e a envenenar-nos”, adverte. 

Desenvolvendo atividades promotoras da redução de comportamentos nocivos para a saúde do planeta, ações de sustentabilidade ambiental e de contacto com a natureza, Fernando Paiva procura, através do exemplo, sensibilizar e envolver os que o rodeiam, nomeadamente os mais jovens.

Foto daqui.
Tratou-se de uma palestra inspiradora e de sensibilização sobre como podemos agir, urgentemente, pela saúde do nosso Planeta, que certamente não será esquecida pelos participantes.

Fernando Paiva “Joca” recusa-se a cruzar os braços nessa batalha em prol de um “mundo melhor”. Uma “luta” para a qual estamos todos convocados e cujo desfecho (feliz, espera-se) depende  de cada um de nós e dos nossos pequenos gestos. Mãos à obra!


Obrigada, Joca! Foi "brutal"!

A palestra (em duas sessões) foi organizada pela BE da ESA no âmbito do projeto “Menos Plástico, Mais Vida” em desenvolvimento (Oficina de Aprendizagem | EB1 de Arouca), com a colaboração do Eco-Escolas e do Curso Multimédia.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top