Concurso Nacional de Leitura
14ª edição
14.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) decorre entre o dia 4 de outubro de 2019, data oficial de abertura, e o dia 6 de junho de 2020, dia da grande final, em Oeiras.
O objetivo central do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa tem como destinatários alunos dos 1.º,2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário.
Cabe ao Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) a iniciativa e o desenvolvimento do CNL, ao longo de quatro fases consecutivas, conforme regulamento:
Fase Escolar / Municipal – Engloba as provas nas escolas/agrupamentos e nos municípios.
O 1.º momento é da responsabilidade das escolas/agrupamentos.
O 2.º momento traduz-se pela realização de provas organizadas pelas Bibliotecas Municipais, dirigidas aos alunos vencedores do momento anterior.
Fase Intermunicipal – Esta fase congrega os vencedores selecionados em cada um dos municípios para a realização de provas nas Comunidades Intermunicipais ou Áreas Metropolitanas, a decorrer nestas datas.
Fase Nacional – conta com a participação de todos os parceiros e é constituída por uma prova que apurará cinco finalistas em cada nível de ensino, os quais serão, na cerimónia final, ordenados em função da avaliação de um júri nacional, a constituir para o efeito.

1.º momento: Provas nas escolas/AEA

CONDIÇÕES GERAIS DE PARTICIPAÇÃO
1º Organização
A coordenação do concurso é assegurada pelas professoras Bibliotecárias do Agrupamento. A elaboração das provas e critérios de correção são da sua responsabilidade. A divulgação do concurso é da responsabilidade da Biblioteca Escolar, dos professores titulares de turma e dos professores de Português, junto das respetivas turmas.
2º Júri
O júri é constituído pelas três professoras bibliotecárias e por uma professora de Português  – Dra Olga Rodrigues, a quem cabe selecionar as obras a concurso e apurar os vencedores do agrupamento (2 alunos em cada nível de ensino: 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário), não havendo lugar a suplentes.
3º Competências do Júri
Cabe ao Júri o controlo do desenvolvimento do concurso ao longo da 1ª Fase (Provas de Escola)  bem como decidir sobre quaisquer matérias omissas no presente regulamento.
4º Obras selecionadas
Das obras selecionadas, o aluno escolhe uma.
1º ciclo (3º e 4º anos)
2º ciclo
3º ciclo
Secundário

5º Prazos e Inscrições
Esta fase decorre entre 4 de novembro e  10 de janeiro de 2020.
As inscrições serão efetuadas junto dos professores titulares de turma e de Português, junto das professoras bibliotecárias na biblioteca escolar ou por email (adelaide.peres@agesc-arouca.pt) até ao dia 23 de novembro.
6º Provas de seleção 
Serão realizadas provas escritas que avaliarão o conhecimento de uma das obras literárias selecionadas. Estas serão preferencialmente em plataforma moodle, sob a forma de questionário online para apurar 2 alunos em cada nível de ensino.
7º Estrutura das provas 
A prova escrita será constituída por um questionário de escolha múltipla, de frases do tipo verdadeira/falsa e ou completamento de textos truncados. Haverá uma única questão de resposta extensa (não aplicável no 1º ciclo).
8º Critérios de avaliação 
Depois de apurados os melhores alunos, no caso de haver empate de pontuação e tempo utilizado na realização da prova, serão apreciadas as respostas extensas destes, com os seguintes critérios: adequação ao tema e à tipologia textual, a sintaxe, a coesão e a coerência. No 1º ciclo, será tida em conta o tempo utilizado na realização da prova.
9º Datas de realização das provas
De 6 a 10 de janeiro em horário, dia e local a divulgar.
12º Afixação dos Resultados
Até 20 de  janeiro de 2020.
13º Prémios
Será atribuído a cada participante um certificado de participação e um prémio aos dois vencedores por cada ciclo.


As fases seguintes serão divulgadas oportunamente.


Participa! Porque...

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top