Considerado por uma revista americana como o "patologista mais influente do mundo", o professor, médico e investigador dedica parte do seu tempo à promoção da cultura científica.





Manuel Sobrinho Simões é o vencedor do Grande Prémio Ciência Viva Montepio 2016. Fundador do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP), Manuel Sobrinho Simões dedica parte do seu tempo à promoção da cultura científica participando em palestras em escolas e em conferências e debates para o público em geral.
Em 2015, foi considerado o "patologista mais influente do mundo" pela revista norte-americana “The Pathologist”. É professor, médico e investigador e criou, em 1996, um gabinete dedicado à educação e cultura científicas, para levar a ciência ao público em geral.
É da sua autoria o Laboratório Aberto, por onde passaram já mais de 30 mil jovens, e o Autolaboratório, que envolveu cerca de seis mil alunos da região do Porto.
Esta instituição foi ainda pioneira no acolhimento de jovens do ensino secundário para a realização de estágios com os seus investigadores durante o Verão, uma iniciativa que a Ciência Viva organiza desde 1997 com a comunidade científica.
Também vencedores do Prémio, nas categorias Educação e Media, foram o projecto educativo GuIA – Ciência e a secção "Qualidade Devida" do semanário “Expresso”.
O projecto GuIA visa o combate ao abandono escolar através da cultura científica e foi criado pela professora Mafalda Lapa no Agrupamento de Escolas da Cidadela, Cascais.
Os alunos identificados como estando em risco de abandono escolar recebem apoio personalizado e são acompanhados por professores tutores.
O abandono escolar no agrupamento passou de 17,7% para 5,8%, tendo o Ministério da Educação reconhecido o projecto com a atribuição de 30 horas de créditos lectivos.
Na comunicação social, foi distinguida a secção "Qualidade Devida", da autoria da investigadora Luísa Schmidt (Instituto de Ciências Sociais), foi publicada todas as semanas no jornal “Expresso”.
A entrega dos galardões vai ter lugar no Pavilhão do Conhecimento no domingo, dia 27, às 17h00.

Os Prémios Ciência Viva Montepio são atribuídos anualmente pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e pelo Montepio e distinguem personalidades e instituições que se destacaram pelo seu mérito excepcional na promoção da cultura científica em Portugal.
Nos quatro anos anteriores o Grande Prémio Ciência Viva Montepio distinguiu o editor Guilherme Valente, da Gradiva, o geólogo Galopim de Carvalho, o botânico Jorge Paiva e o físico Manuel Paiva.
|Notícia daqui|

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top