«O escritor alemão Günter Grass morreu aos 87 anos, informou nesta segunda-feira a sua editora Steidl. O Prémio Nobel da Literatura morreu na cidade de Lübeck, na Alemanha.» Ler no Público.
«Grass é considerado um dos principais escritores e vozes da Alemanha do pós-Guerra. Nunca fugiu a polémicas: quer com críticas à reunificação da Alemanha, quer com críticas a Israel, mais recentemente. É autor de uma extensa obra, distinguida em 1999 como Nobel da Literatura da Academia de Estocolmo.» Ler no Diário de Notícias.
«Nascido ea 16 de Outubro de 1927, oriundo de uma família humilde e católica - os pais geriam uma mercearia em Gdansk, Polónia (outrora Danzig) -, Grass cresceu sob essa influência religiosa, mas também marcado pela ascenção de Hitler na Alemanha, tendo feito parte da Juventude Hitleriana e das Waffen-SS. Foram experiências das quais falou, embora apenas várias décadas depois, o que causou grande escândalo.» Ler no Expresso.
«Foi em Paris que escreveu O Tambor (The Tim Drum, em inglês), publicado em 1959, a obra que lhe deu notoriedade internacional e lhe permitiu que recuperasse a sua auto estima. Foi com O Tambor que abriu caminho para o Nobel, que viria a ganhar 40 anos depois.» Ler no Observador.
|notícia daqui|
0 comentários:
Enviar um comentário