ESCOLA DA PONTE - Formação e transformação da educação
de José Pacheco
Editora: Vozes
Assunto: Educação e pedagogia
ISBN: 978-85-326-3646-1
CDU: 371.1(469)

A Escola da Ponte surgiu do desejo de criar uma escola que se diferenciasse do modelo tradicional. Por isso, a escola idealizada por José Pacheco, além de não possuir séries, testes, turmas ou aulas, também se diferencia pela forma de aprendizagem: por um lado os professores não se prendem a uma única turma ou disciplina e, por outro, os alunos, geralmente considerados crianças ou adolescentes problemáticos, desenvolvem tanto estudos individuais, que são mais tarde compartilhados com os demais colegas, quanto projetos de pesquisa, que são feitos em grupos formados de acordo com suas áreas de interesse.

Educar sem Gritar
de Guillermo Ballenato
ISBN:978-989-626-133-7
CDU: 37

Sinopse:Grita com o seu filho com frequência e por qualquer motivo? Acredita que deste modo está a impor a sua autoridade e a fazer valer o seu critério? A seguir sente-se de imediato culpado por ter perdido o controlo? Educar as nossas crianças é, sem dúvida, uma tarefa apaixonante, mas também complexa e difícil. Este livro pretende ajudá-lo a si – pais, avós, educadores, professores - a construir uma educação mais positiva com as crianças e os adolescentes, baseada em cinco conceitos básicos:
- O afecto e o reconhecimento;
- O diálogo, a escuta e a compreensão;
- A autoridade, aplicada com competência e equilíbrio;
- A coerência e o senso comum;
- O respeito e os valores humanos.
O autor, especialista em Psicologia Educativa, fornece-nos ao longo destas páginas ferramentas e estratégias fundamentais para utilizarmos no nosso dia-a-dia: ensina-nos a prevenir e a gerir conflitos, a melhorar o diálogo com os nossos filhos, a actuar perante as mentiras, a transmitir valores e a reforçar a sua conduta. Os resultados são benéficos para a convivência em família, na escola, entre amigos, e fundamentais para o desenvolvimento equilibrado e pleno das nossas crianças.

1 comentários:

  1. Li este livro, gostei e aprendi muito.
    Todos os educadores deveriam ler este livro, pois a memsagem é muito boa.

    ResponderEliminar

 
Top