A B/CR está a articular este dia (23 de Abril) com o dia 25 de Abril através de diversas actividades.
O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram escritores como Cervantes e Shakespeare.
A ideia da comemoração do DIA MUNDIAL DO LIVRO teve origem na Catalunha: a 23 de Abril, dia de São Jorge, é oferecida uma rosa a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.
Nesta data celebra-se, igualmente, o direito de autor, um direito que é reconhecido pela Declaração Universal dos Direitos do Homem (artigo 27º) e pela Constituição da República Portuguesa (artigo 42º). O direito de autor é uma garantia de defesa do património e dos valores culturais.
Em 2010, a B/CR vai articular esta data (Dia Mundial do Livro) com o 25 de Abril. A Revolução de Abril restituiu a liberdade ao povo português, incluindo a liberdade de expressão, fundamental para os autores e as suas obras.

Programa:

08.30h - Rádio Escola - "E depois do adeus"
10.00h - sala de convívio - Coro "Grândola Vila Morena" e "Somos livres" (turma 10ºC/Professores)
11.55h - Auditório - Filme " Coração de Tinta (Inkheart)"
É a adaptação cinematográfica do best-seller de Cornelia Funke.
(Público: Ensino básico)
Sinopse
Meggie trocaria facilmente a sua vidinha chata pelas aventuras que costuma ler nos livros. Pois parece que seus pedidos foram atendidos. Seu pai Mo, com quem mora sozinha depois do desaparecimento de sua mãe, esconde um estranho segredo - ele é capaz de trazer os personagens dos livros à vida quando lê seus trechos em voz alta. Esta habilidade pode ter relação com o sumiço da mãe de Meggie mas, antes que a menina descubra mais, o vilão Capricórnio surge das páginas de "Coração de Tinta" em busca dos poderes de Mo para realizar seus planos. Agora, com a ajuda do misterioso Dedo Empoeirado e de sua tia-avó Elinor, Meggie e o pai entram num intrigante mundo de magia para impedir o maligno Capricórnio e quem sabe finalmente encontrar sua mãe perdida.
15.15h - Auditório - Filme "Fahrenheit 451"
É a adaptação cinematográfica do romance homónimo de Ray Bradbury, dirigida por François Truffaut em 1966. (Público: ensino secundário)
Sinopse
Num futuro hipotético, os livros e toda a forma de escrita são proibidos por um regime totalitário, sob o argumento de que fazem as pessoas infelizes e improdutivas. E os "bombeiros" têm como função principal queimar qualquer tipo de material impresso. Mas Montag, um bombeiro, começa a questionar tal linha de raciocínio quando vê uma mulher preferir ser queimada com sua vasta biblioteca ao invés de permanecer viva.

Ao longo do dia:

Sala de convívio - passagem de vídeos

sobre o livro
vídeo 1 (livro: uma tecnologia fantástica, sem fios, sem complicações e que funciona sempre!)
vídeo 2 (com o Pedro Tochas)
vídeo 3

e o 25 de Abril
vídeo 1 (Salazar, Censura e Pide)
vídeo 2 (Portugal, Lisboa. Revolução de 25 de Abril de 1974)
vídeo 3 (25 de Abril 1974)

Biblioteca - Exposições alusivas ao livro, à leitura e à comemoração do 25 de Abril e o Passatempo "Toma Lá Um Livro II" ( teste os seus conhecimentos sobre livros, a República e o 25 de Abril. Temos livros do Astérix para oferecer).

Página da escola - A República de A a Z - letra R (de Revolução)

O cartaz que assinala o Dia Mundial do Livro é da autoria do ilustrador José Manuel Saraiva.

1 comentários:

 
Top