Olimpíadas de Matemática - Volume 1
Enunciados e Soluções 8ª/9º Anos - Nível A
de Vários
Edição/reimpressão: 2007
Páginas: 102
Editor: Texto Editores
ISBN: 9789724732541
Enunciados e Soluções 8ª/9º Anos - Nível A
de Vários
Edição/reimpressão: 2007
Páginas: 102
Editor: Texto Editores
ISBN: 9789724732541
CDU: 51(076.5)
Elementos de Matemática para Professores do Ensino Básico
de Pedro Palhares
ISBN: 978-972-757-280-9
CDU: 51
É conhecida a pobreza de resultados que os alunos portugueses têm demonstrado em provas de aferição em matemática, tanto de âmbito nacional como internacional. Havendo várias causas para este facto, uma delas é, com certeza, reflexo de falhas de formação científica dos professores do ensino básico que, no decurso da sua formação, esbarram com a inexistência de livros que abranjam a totalidade dos conteúdos de Matemática e que os trate do ponto de vista da Matemática Elementar.
Elementos de Matemática para Professores do Ensino Básico é a obra que faltava para fazer face a esta lacuna. Aqui a matemática é entendida, não no sentido de conteúdos simples, ou de explicações simplificadas, mas antes no sentido de ser base para estudos subsequentes e no sentido em que a formalização, e portanto o uso de símbolos, é ainda incipiente.
Este livro destina-se a todos aqueles que procuram fundamentação adequada para os conhecimentos de matemática que sustentam o programa curricular do 1º Ciclo do Ensino Básico, sejam eles professores no activo ou futuros professores em formação. A sua organização partiu da análise do programa, de onde se retiraram temas estruturantes que contemplassem os assuntos tratados e alargassem o seu âmbito. Poderá ainda servir como referência básica para uma fundamentação adequada dos conhecimentos elementares de matemática do programa curricular do 2º Ciclo.
Os vários autores que colaboraram na elaboração desta obra têm em comum o facto de se preocuparem com a formação de professores em matemática de todos os níveis, em especial no Ensino Básico.
A Matemática das Coisas Do Papel A4 aos Atacadores de Sapatos, do GPS às Rodas Dentadas
de Nuno Crato
Nº de páginas: 248
Nº de páginas: 248
Ano de Edição: 2008
ISBN: 978-989-616-241-2
CDU: 501
Este é um livro de histórias matemáticas. De deliciosas histórias matemáticas. São histórias de vilões que procuram roubar segredos, de heróis que codificam as suas mensagens, de matemáticos que passam séculos à procura da melhor forma de empilhar laranjas.
São também histórias de confusões nas auto-estradas por não se seguirem regras da geometria cartesiana, de trapalhadas nos trocos por se ignorarem paradoxos antigos, de erros nos calendários por se desconhecerem boas regras de aproximação numérica.
São, finalmente, histórias da beleza e do poder da matemática. É a matemática em acção, contada de forma que todos a entendam, de maneira que os jovens se entusiasmem e que os professores se inspirem.
São também histórias de confusões nas auto-estradas por não se seguirem regras da geometria cartesiana, de trapalhadas nos trocos por se ignorarem paradoxos antigos, de erros nos calendários por se desconhecerem boas regras de aproximação numérica.
São, finalmente, histórias da beleza e do poder da matemática. É a matemática em acção, contada de forma que todos a entendam, de maneira que os jovens se entusiasmem e que os professores se inspirem.
CDU: 330
Nº págs.: 50
ISBN: 972-41-2377-4
CDU: 82-93
O João tem teste de matemática e o pai prometeu-lhe uma formidável bicicleta Ralling se ele tivesse uma boa nota. Só que o teste, composto por um único problema, é incompreensível. E, pior ainda, irresolúvel! O joão inventa uma história para compreender o problema, que, pouco a pouco, se vai tornando mais claro. A história é interessante, mas o problema ainda não está resolvido quando toca a campainha. A folha de teste do João está em branco e o professor arranca-lha das mãos.E depois? E depois?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarObrigada pela informação dos livros de Matemática.
ResponderEliminar"A Matemática das coisa" é muito interesante.
Mas não acreditem que a Matemática seja Maldita!
Muito pelo contrário esta na ordem do dia...