Na aldeia da Castanheira, em plena serra da Freita, ocorre um curioso fenómeno geológico, único em Portugal e extremamente raro no resto do mundo: há pedras que parem outras pedras, pelo que o povo lhes chama de "pedras parideiras".
Antigamente, eram tidas como amuletos de fertilidade, havendo o hábito popular de dormir com elas debaixo da almofada para facilitar a conceção. Os geólogos propuseram uma explicação cientifica para o enigmático fenómeno e a crença nos poderes mágicos das pedras que "dão à luz" foi-se desvanecendo.
Trata-se de um afloramento granítico (granito nodular da Castanheira) que tem incrustados nódulos envolvidos por uma capa de biotite (mica preta) em forma de disco biconvexo, que lembram medalhões. Estes devido à meteorização pela ação do gelo (gelivação) e da temperatura (crioclastia/termoclastia) e à erosão, provocada pela água da chuva e pelo vento, vão-se soltando das pedras-mães e acumulam-se no solo. A extrema raridade destes nódulos e o facto de serem muito bonitos levou a que fossem pilhados durante décadas. desde 2012, encontram-se protegidos e existe um Centro de Interpretação (a Casa das Pedras Parideiras no Arouca Geopark), de modo a contribuir para a conservação, a compreensão e a valorização deste importante património geológico único no mundo.

Foto: Jorge Nunes
Fonte: SUPERinteressante nº 200, de dezembro de 2014

 Na biblioteca ESA.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top