2014 outubro mes internacional das be

Este ano a International Association of School Librarianship (IASL) propôs, como anualmente acontece, o tema aglutinador — A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias (tradução adotada pela RBE), tendo sido elaborado um cartaz de divulgação da efeméride, comum a todas as bibliotecas do agrupamento.
Na ESA, este período foi aproveitado para reforçar a visibilidade da biblioteca escolar e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens, tendo todas as turmas dos 7º anos (por turnos) sido acolhidas, na BE, pela professora bibliotecária que, através de uma apresentação em prezi e do filme “A Biblioteca” com Mr. Bean, lhes deu a conhecer melhor este espaço, a sua orgânica (nomeadamente o programa Prisma e a organização do fundo documental pela Classificação Decimal Universal - CDU) e as regras de funcionamento, tentando promover a sua utilização. Também lhes deu a conhecer o blogue BiblioESA, sua utilidade e funcionalidades (Fotos).
No final, os alunos foram desafiados a criar um slogan para a biblioteca que entregaram ao seu professor de Português. Estes selecionaram um slogan vencedor por turma:
 “Queres viajar sem sair do lugar? Então vem à Biblioteca Escolar!” 
Ana Teresa Ferreira, nº2, 7ºA
“Biblioteca Escolar, onde o saber ocupa lugar!”
Daniela Silva, nº 9 , 7ºB:
“Tudo o que queres saber aqui podes aprender.”
Rui Soares, nº18, 7º C
“Na Biblioteca Escolar há um mundo para explorar.”
Ana Rita Brandão, nº 5, 7º D
“A Biblioteca é um cantinho onde tudo ganha vida.”
Cátia Ferreira, nº 3, 7º E
“A Biblioteca Escolar - um cantinho importante que dá ajuda na leitura a todo o estudante.”
Ana Sofia Brandão, nº4, 7º F
“Aqui tens, 
daqui levas,
aqui entregas, na Biblioteca da ESA.”
Ana Rita Pereira, nº 3, 7º G

“Na Biblioteca
Estudamos com a Alma
Aprendemos para a Vida.”
 Rafael Gonçalves, nº 24, 7ºH
Aos alunos vencedores foi entregue um exemplar do livro Missão Impossível, de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães (Fotos).
A BE da ESA agradece a colaboração dos professores acompanhantes - Ana Isabel Vieira, Adélia Carvalho, Conceição Brandão, Fátima Carmo, Fátima Duarte, Marisa Saraiva (nas visitas) - e dos professores de Português - Adélia Carvalho, Arminda Santos, Marisa Saraiva, Fátima Carmo e Isabel Oliveira (nos slogans).

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top