Pelo 3.º ano consecutivo, as Bibliotecas Escolares, em articulação com o Departamento do 1.º Ciclo e do JI, levaram a meditação à Escola — Mindfulness/HoraZen.
Quinzenalmente, foram disponibilizadas, via e-mail, atividades de meditação, simples e acessíveis a todos, independentemente da idade ou capacidades — desmistificando a ideia de que a meditação só está ao alcance de alguns.
O projeto decorreu da seguinte forma:
No ano letivo 2020-2021 foram facultados materiais mensais para: JI, 1.º Ciclo, 2.º Ciclo, 3.º Ciclo, Secundário e restante comunidade educativa. Esses materiais estão disponíveis para utilização aqui.
No ano letivo 2021-2022, a PB Isabel Gonçalves deslocou-se às escolas do 1.º Ciclo, mensalmente, fazendo a sessão presencial na escola e, em simultâneo, online para as restantes turmas/escolas. A descrição das atividades de meditação foi, também, enviada por e-mail a todos os professores, funcionários e associações de pais. Todos os materiais disponíveis para utilização aqui.
No ano letivo 2022-2023, a PB Isabel Gonçalves compilou um conjunto de atividades, mais direcionadas para JI e 1.º Ciclo, mas que podem ser utilizadas por utilizadas também por alunos mais velhos e famílias.
As atividades e recursos foram enviados para todos os professores do agrupamento.
As propostas estão disponíveis para utilização AQUI.
Estas atividades desenvolveram-se no quadro do PE: OE - Desenvolver iniciativas de inovação e desenvolvimento curricular; do Plano 21|23 escola +, Eixo 1, Ações: Recuperar Experimentando e Recuperar com o Digital; do PADDE M8 [P1] Integração da temática de Cidadania Digital nas abordagens da ENEC e M12 [P2] Atividades de ensino e aprendizagem suportadas por RED.
0 comentários:
Enviar um comentário