A autora de 82 anos é a 17.ª mulher a ser distinguida com este galardão atribuído pela Academia Sueca.

O Prémio Nobel da Literatura foi anunciado esta quinta-feira pela Academia Sueca. A distinção foi atribuída este ano à escritora francesa Annie Ernaux.

Nascida em 1940, na Normandia, Annie Ernaux é uma escritora e professora francesa. A sua obra literária é principalmente autobiográfica e remete para a área da Sociologia.

Annie Ernaux foi laureada com o Nobel de Literatura de 2022 “pela coragem e acuidade clínica com que descortina as raízes, as indiferenças e as limitações coletivas das memórias pessoais”, justificou a Academia.

(...)

O único Nobel da Literatura português

O único escritor português distinguido com o prémio foi, em 1998, José Saramago. Outros nomes da literatura nacional foram nomeados, mas nunca conquistaram o galardão, como é o caso de João Gonçalves Zarco da Câmara, João Bonança, António Correia de Oliveira, Maria Madalena de Martel Patrício, Teixeira de Pascoaes, Júlio Dantas e Miguel Torga.

Este ano já foram anunciadas as distinções do Nobel para a área científica - MedicinaFísica e Química. Na sexta-feira será a vez do Nobel da Paz e na próxima segunda-feira o da Economia.

Leia mais AQUI.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top