Concurso Nacional de Leitura 2021.2022

1.º momento: Fase escolar - Provas nas escolas/AEA

CONDIÇÕES GERAIS DE PARTICIPAÇÃO


1º Organização

A coordenação do concurso é assegurada pelas professoras Bibliotecárias do Agrupamento. A elaboração das provas e critérios de correção são da sua responsabilidade. A divulgação do concurso é da responsabilidade da Biblioteca Escolar, dos professores titulares de turma e dos professores de Português, junto das respetivas turmas.


2º Júri

O júri é constituído pelas três professoras bibliotecárias e por uma professora de Português  – Dra. Olga Rodrigues, a quem cabe selecionar as obras a concurso e apurar os vencedores do agrupamento (2 alunos em cada nível de ensino: 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário), não havendo lugar a suplentes.


3º Competências do Júri

Cabe ao Júri o controlo do desenvolvimento do concurso ao longo da 1ª Fase (Provas de Escola)  bem como decidir sobre quaisquer matérias omissas no presente regulamento.


4º Obras selecionadas 

(com acesso a suporte digital para além do livro impresso)


1º ciclo

A menina das Rosas, João Manuel Ribeiro


2º ciclo

O Silêncio Da Água, José Saramago


3º ciclo

17 Histórias baseadas em Lendas e Narrativas da Área Metropolitana do Porto

(em pdf \ livre).


Selecionadas 3 lendas:

A vingança de Lia, pág.38 (Sta Maria da Feira) A fonte da Maria Velha, pág.44 (Santo Tirso) O Tesouro do Outeiro dos Riscos, pág.58 (Vale de Cambra)


Secundário

Dama de pé de cabra, Alexandre Herculano 

(em pdf/domínio público)


5º Prazos e Inscrições

Esta fase decorre entre outubro e  31 de dezembro de 2021.

As inscrições serão efetuadas junto dos professores titulares de turma e de Português, junto das professoras bibliotecárias na biblioteca escolar ou por email (adelaide.peres@agesc-arouca.pt) até ao final de novembro.


6º Provas de seleção 

Serão realizadas provas que avaliarão o conhecimento da obra literária selecionada. Estas serão sob a forma de questionário online para apurar 2 alunos em cada nível de ensino.


7º Estrutura das provas 

A prova será constituída por um questionário de escolha múltipla e de frases do tipo verdadeira/falsa. Haverá uma única questão de resposta extensa no 1º e 2º ciclo (que será tida em conta só em caso de empate).


8º Critérios de avaliação 

Depois de apurados os melhores alunos, no caso de haver empate de pontuação e tempo utilizado na realização da prova, serão apreciadas as respostas extensas destes (1º e 2º ciclo), com os seguintes critérios: adequação ao tema e à tipologia textual, a sintaxe, a coesão e a coerência. 


9º Datas de realização das provas

De 13 a 17 de dezembro em horário, dia e local a divulgar.


12º Afixação dos Resultados

Até 31 de  dezembro de 2021.


13º Prémios

Será atribuído aos vencedores de cada ciclo um certificado e um prémio. 


As fases seguintes serão divulgadas oportunamente.

Participa! Inscreve-te.

Juntos vamos celebrar a leitura e a escrita!

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top