Assinala-se a 16 de novembro de 2022 o centenário do nascimento de José Saramago e as comemorações  terão início a 16 de novembro de 2021, dia em que o escritor faria 99 anos.

A efeméride constituirá uma oportunidade privilegiada para a consolidação da presença de um grande escritor na história cultural e literária, em Portugal e no estrangeiro, bem como para se prestar homenagem à sua figura de cidadão. 

O programa do Centenário de José Saramago inclui ações distribuídas por vários domínios. No campo da leitura, o programa “Saramago na Escola” inclui as “Leituras Centenárias”, uma parceria da Fundação José Saramago com a Rede de Bibliotecas Escolares e com o Plano Nacional de Leitura e às quais o Agrupamento de Escolas de Arouca aderiu, realizando um pequeno vídeo com a leitura de três excertos do conto A Maior Flor do Mundo, presente no currículo escolar do 4º ano do Ensino Básico. 

As leituras foram feitas por três alunos:

Leonor Jordão | 4º ano | EB1 da Boavista

Manuel dos Santos | 6º F | Escola Básica de Arouca

Alice Fernandes | 9º A | Escola Secundária de Arouca

Para além de constituir uma evocação do escritor José Saramago, as “Leituras Centenárias” procurarão motivar os jovens para a leitura, para o aperfeiçoamento da língua, para a compreensão da narrativa e para o questionamento e diálogo sobre nós próprios, a sociedade e o meio ambiente, em sintonia com a filosofia que preside ao Plano Nacional de Leitura e à Rede de Bibliotecas Escolares. 

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top