O PNL2027 tem vindo a publicar no seu portal e a divulgar nas redes sociais Desafios de Leitura e de Escrita que se dirigem fundamentalmente a um público escolar.
Estes Desafios podem ser explorados quer individualmente pelos alunos, quer com a mediação dos professores.

Assim, convidamos a aceder aos Desafios do PNL2027 do mês de março (Desafios 7) e a experimentar pô-los em prática. 




Gostaríamos igualmente que partilhassem connosco (professores bibliotecários) os trabalhos resultantes desses Desafios. A todos os participantes daremos um prémio. Quem se atreve?

5 comentários:

  1. Aceitei um dos desafios e li o livro Amar é Viver, de Hélder Antunes.
    Selecionei um dos poemas, um poema de amor sofrido.
    Sou a Liliana Santos, do 6ºB.

    Poesia “ Amar é viver”

    Prometo amar-te

    Pode demorar o que demorar
    Eu não te vou largar
    Pode demorar o que demorar
    Eu estou aqui para te amar e não tenciono adiar, adiar
    Este amor inesquecível
    Que está sufocar
    Esta dor invencível

    Vou esperar e esperar
    Pelas tuas respostas
    E vou tentar guardar
    Tudo aquilo que gostas
    Para te poder mostrar um dia
    O meu mundo imaginário
    Que tanto queria
    Que se tornasse lendário

    Preciso de ti ao pé de mim
    Prometo amar-te até ao fim

    ResponderEliminar
  2. A professora Fernanda Almeida aceitou fazer um poema a partir do poema "Era uma vez uma nêspera" de Mário- Henrique Leiria. Obrigada, professora Fernanda, pela participação!

    Aqui está o poema:

    ERA UMA VEZ UMA NÊSPERA

    Era uma vez uma nêspera,
    Solitária e madurinha,
    De aspeto apetitoso,
    Pendurada no quintal da vizinha.
    E eu, da minha janela,
    Enquanto a mãe limpava a cozinha,
    Sonhava que a podia trincar.
    Parecia uma aguarela,
    Pintada com o meu olhar.
    E um dia, a bela nêspera
    Caiu no chão, coitadinha!
    Logo eu me deliciei…
    Era tão suculenta e docinha!

    ResponderEliminar
  3. Aceitei o desafio e selecionei um poema épico e muito conhecido por todos:

    Amor é fogo que arde sem se ver

    Amor é fogo que arde sem se ver;
    É ferida que dói e não se sente;
    É um contentamento descontente;
    É dor que desatina sem doer;

    É um não querer mais que bem querer;
    É solitário andar por entre a gente;
    É nunca contentar-se de contente;
    É cuidar que se ganha em se perder;

    É querer estar preso por vontade;
    É servir a quem vence, o vencedor;
    É ter com quem nos mata lealdade.

    Mas como causar pode seu favor
    Nos corações humanos amizade,
    Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

    Flávia Matinhas Pereira 7D N-13

    ResponderEliminar
  4. Eu aceitei o desafio de ler alguns poemas do livro "Cem poemas de Sophia".
    Daniel Barbosa, do 6º B

    ResponderEliminar

 
Top