De 27 de fevereiro a 16 de março comemorou-se a Semana da Leitura e do Leitor, no Agrupamento de Escolas de Arouca, com as seguintes atividades:

No dia 27 de fevereiro, na EB do Burgo, recebemos o escritor João Manuel Ribeiro, poeta, escritor, editor e investigador que apresentou o seu mais recente livro, “Pó-pó-pó tiroliroliroló”.
No dia 6 de março realizaram-se duas sessões de contos com Clara Haddad, escritora, storyteller-narradora de histórias, no auditório pequeno da ESA. Foram envolvidas as turmas do 7ºA, C, E, H, 8ºC e NEE (9ºE e 7ºC), num total de 118 alunos e 7 professores (sessão_1) e as turmas do 10ºC, D, E, F, 11º A e D, num total de 113 alunos e 6 professores (sessão_2).
De 5 a 9 de março, realizou-se na EBA o passatempo - “Quem escreveu este livro?” - com recurso à ferramenta  Kahoot. Os participantes usaram os tablets disponíveis na BE e telemóveis pessoais, tendo sido eleitos três vencedores em cada sessão.
1º sessão: 1º lugar - Miguel Azevedo, 5ºG ; 2ºlugar - Joana Sousa, 5ºD; 3º lugar- Francisco Assunção, 5º F;
2º sessão: 1º lugar - Dinis Gomes, 6ºA; 2º lugar - Inês Rocha, 5º F; 3º lugar - José Silva, 5º A;
3ºsessão: 1º lugar - Matilde Ferreira, 5º D; 2º lugar - Guilherme Neves, 5º B; 3º lugar - Leonor Pinho, 5ºB.
Nas escolas do 1º Ciclo e Pré Escolar decorreram sessões de leitura em todas turmas dinamizadas pelas professoras bibliotecárias, por docentes, assistentes operacionais, alunos, encarregados de educação e outros elementos da comunidade. Em algumas turmas realizou-se um Passatempo/Quiz  com base no livro “Era uma vez um cão” tendo, utilizando a ferramenta Kahoot e tablets.
Na  EB do Burgo, foi apresentado o livro da Ajudaris´17 e dinamizado um workshop de ilustração para todas as turmas do 3.º e 4.ºanos desta escola, com o professor José Costa Gomes, ilustrador participante nesta edição.
As turma do 4.º A BUR e  3.º/4.º D BUR exploraram a história Há fogo na Floresta  que será trabalhada em Stop Motion para o Concurso “Conta-nos uma história”.
Na EB da Boavista, os alunos do 4ºano dramatizaram para todas as turmas da escola o conto tradicional “João Pateta”. Foi ainda realizada uma filmagem da dramatização em Teatro de sombras, com o apoio de alunos do 12.º  do curso de Multimédia, da ESA.
Ainda, na EB da Boavista, foi realizada a formação “Como elaborar uma cartaz?” para os alunos do 4.º ano, dinamizada pela PB Isabel.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top