© Eleonora Della Gatta
© Eleonora Della Gatta
O Dia das Bruxas marca, cada vez mais, em Portugal, o começo da época natalícia. Por todo o lado arrancam as campanhas de Natal e as ruas, as lojas e os centros comerciais começam a decorar-se para a época.
E, claro, as editoras lançam as suas maiores apostas, a pensar nos presentes para os pequenos grandes leitores. E há muito por onde escolher! Para crianças de todos os tamanhos e gostos. Em cada livro há um presente perfeito para cada leitor. Aqui ficam algumas das novidades que estão a aparecer nas livrarias.
Infantil
mistura_as_cores
Mistura as Cores, Hervé Tullet, Editorial Presença
«Um livro original e interativo, que vai surpreender miúdos e graúdos! Basta seguir as ordens e ver a magia acontecer na página seguinte.
Um livro para tocar, agitar, sacudir e experimentar uma e outra vez.»
capadma_0
O Dicionário do Menino Andersen, Gonçalo M. Tavares e Madalena Matoso, Planeta Tangerina
«O menino Andersen era um grande inventor e não andava nada satisfeito com as definições de palavras que lia no dicionário. Por isso decidiu começar a escrever um dicionário novo, um dicionário que entusiasmasse os seus amigos.
Eis uma entrada da letra m:
MOSQUITO: animal que está mal sintonizado.
Gonçalo M. Tavares encontrou-se com Andersen, ainda menino, e criou um dicionário inesperado sobre as coisas (e as palavras) que existem à nossa volta.
Ao texto de Gonçalo M Tavares juntam-se as ilustrações de Madalena Matoso, num livro que vai entusiasmar leitores de todas as idades.»
IMG_0871
O Livro Sem Bonecos, B.J. Novak, Editorial Presença
«De uma simplicidade extrema e uma admirável imaginação, O Livro Sem Bonecos provoca o riso de cada vez que é aberto. As crianças irão pedir para ouvir uma e outra vez. O Livro Sem Bonecos proporciona uma experiência de muita alegria e partilha -incutindo nas crianças a poderosa ideia de que a palavra escrita pode ser uma interminável fonte de prazer e diversão.»
MeuIrmaoInvisivel
O Meu Irmão Invisível, Ana Pez, Orfeu Negro
«Escondido na sua caixa de cartão, o meu irmão passeia pelo mundo convencido de que é invisível. Não só é invisível como até consegue ver coisas que os outros não veem… Página a página, o meu irmão atravessa uma selva povoada de animais ferozes, parte em viagem pelo espaço e mergulha nas profundezas do oceano, nadando com peixes e sereias… UM LIVRO COM ÓCULOS MÁGICOS»
9789898491824
Pinta os Teus Medos, Leslie e Haia Ironside, Booksmile
«Nem sempre é fácil lidar com aquilo que nos preocupa. E quando somos crianças, as inquietações podem parecer inultrapassáveis e fazer-nos sentir muito sozinhos. Foi por isso que criámos este livro, recheado de atividades divertidas. Rabiscar e colorir estas páginas vai ajudar as crianças a perceber as suas preocupações, e a descobrir qual a melhor forma de lidar com elas. Assim estaremos a dizer-lhes: «Não estás sozinho com os teus medos.»
Criada por um psicoterapeuta infantil e juvenil e por uma professora do 1.º Ciclo, esta obra inclui ainda dicas úteis dirigidas a pais e educadores, para que também eles saibam que é possível afastar os medos com a ajuda dos lápis de cor!»
1507-1
Os Amigos do Elmer, David McKee, Nuvens de Letras
«A mensagem mais importante da série Elmer é a de que não faz mal ser diferente (o Elmer é um elefante colorido, ao contrário do comum dos elefantes) e pode até ser divertido. A diferença é importante e bela e deve ser aceite por todos.»
ANTES DEPOIS_capa-455x455
Antes, Depois, Anne-Margot Ramstein e Matthias Aregui, Gatafunho
«A magia do tempo em imagens!
Neste livro extraordinário e «astuto», objectos, acontecimentos, paisagens e seres são apresentados em pares (de face uns para os outros ou em páginas duplas subsequentes), revelando dois estados de algo ou de uma situação.
Sem texto, as ilustrações incitam o leitor a imaginar, pensar e compreender, e recontar a história destas mudanças de estado.»
O Gato da Matilde, Emily Gravett, Livros Horizonte
«No dia em que a Matilde se mascarou de gato e fez brincadeiras de todo o tipo, o seu animal de estimação, um gato malhado, arisco e bastante assustadiço, apenas disse: “Não.” Apesar dos melhores esforços da criança, Matilde é incapaz de convencer o seu gato a brincar com novelos de lã ou caixas, subir às árvores ou andar de bicicleta. Depois de uma “festa do chá”, de uma sessão de desenhos e uma história para adormecer, a menina decide despir o seu fato de gato e fica pronta para ir para a cama quando, finalmente, capta a atenção do gato malhado. A ilustração em aguarela marcadamente enérgica, é já uma imagem de marca da autora Emily Gravett, com muito humor visual e com personagens que expressam os seus sentimentos e a sua personalidade com enorme firmeza.»
Juvenil
chuva261015
Bicicleta à Chuva, Margarida Fonseca Santos, Booksmile
«Crescer é um desafio enorme. Mas às vezes é difícil decidir que caminho devemos seguir. A Escolha É Minha é uma coleção sobre as opções que tens de tomar todos os dias com histórias de vida contadas por jovens como tu. Esta história, Bicicleta à Chuva, podia bem ser a tua ou quem sabe a de alguém que conheces.
O Jaime carrega um enorme segredo: um grupo de rufias, os Alcaides, toma conta da sua vida de muitas maneiras, deixando–lhe o corpo e a mente com marcas difíceis de apagar.
O Valdomiro, o chefe dos Alcaides, luta para, de alguma forma, conseguir ser importante naquele bairro tão complicado.
Um dia, em frente à paragem do autocarro, o Jaime vê uma bicicleta antiga encostada ao muro de pedras, e desenha-a. Cai uma chuva miudinha, mas o dono da bicicleta, o Joaquim, não se incomoda com isso, e interessa-se por aquele desenhador.
Nasce assim uma amizade capaz de revolucionar a vida do Jaime e de muitos outros. Queres saber como? Então, vem daí!
Um livro tão comovente e emocionante que os mais novos não vão conseguir parar de ler!»
Capturar
Uma Criatura Feita de Mar, David Almond, Editorial Presença
«Um livro com histórias de rara beleza contadas por um escritor genial. São contos fascinantes, inspirados na infância do autor, que aqui nos apresenta um mundo povoado de fantasia e ilusão, de real e imaginário -um mundo que poderia ser o de qualquer um de nós e que cativa pela simplicidade, pelo amor e pela amizade que transparecem nas suas palavras. Cada história transmite valores éticos de que por vezes nos esquecemos. Uma viagem maravilhosa, da primeira à última página, para leitores de todas as idades.»
350_9789892333632_Toto_e_um_caso_perdido
Totó é um Caso Perdido, Franck Girard e Serge Bloch, Edições ASA
«Diverte-te com o TOTÓ, o Superzero-à-esquerda!
Esta coleção reúne várias piadas universais que os alunos contam uns aos outros no intervalo das aulas desde que a escola é escola, assim como algumas piadas inéditas, adaptadas e escritas propositadamente para o nosso “baldas” preferido.
Para ler e reler, sempre a rir.»
500_9789897413650_ggg_o_grande_gigante_gentil
GGG: O Grande Gigante Gentil, Roald Dahl, Oficina do Livro
«O GGG é um gigante simpático e foforucho. Na verdade, é o único grande gigante gentil no País dos Gigantes.
Todos os outros gigantes são brutamontes bestialmente brutos, e agora o GGG e a sua amiga Sofia têm de os impedir de devorar pequenos cereais humanos – com a ajuda de Sua Majestade, a Rainha de Inglaterra.»

image
A Terrível Tia Alberta, David Walliams, Porto Editora
«Do autor dos bestsellers Avozinha Gângster e Doutora Tiradentes, uma nova aventura de partir o bico a rir!
Tens uma tia malvada? Ela:
• obriga-te a comer sobremesas nojentas?
• tricota camisolas ásperas que dizem
ADORO A MINHA TIA à frente?
• dá-te beijos repenicados e belisca-te a bochecha com força?
Pois, por muito terrível que a tua tia seja, jamais
será capaz de superar a malvadez da Tia Alberta.
Não acreditas? Então, lê e descobre!»
K_os-bebes-de-agua
Os Bebés da Água, Charles Kingsley, Tinta da China
«Os Bebés da Água conta a história de Tom, um pequeno limpa-chaminés. Abusado e humilhado pelo patrão, após um mal-entendido numa casa senhorial foge e adormece junto ao rio, onde é transformado num ser até então desconhecido: um bebé da água. É o início de uma viagem fantástica e picaresca, num mundo subaquático que condena e subverte os princípios sociais da era vitoriana. Na Inglaterra do século XIX, a industrialização avançava rapidamente, assim como a brutalidade quotidiana sobre a emergente classe operária. É neste contexto que Charles Kingsley escreve Os Bebés da Água — a sua obra-prima —, uma fábula moral onde expõe as desigualdades e a irracionalidade do mundo dos adultos, denunciando o trabalho infantil e o obscurantismo religioso. Publicado originalmente em 1863, é um livro excêntrico e ousado que conjuga a redenção cristã com o evolucionismo e a crítica social.»
Jovem Adulto
fangirl
Fangirl, Rainbow Rowell, Chá das Cinco
«Cath ama os seus livros e a sua família. Haverá espaço para mais alguém?
Todo o mundo é fã dos livros de Simon Snow. Mas Cath vai mais longe: ser fã desses livros tornou-se a sua vida. Ela e a sua irmã gémea, Wren, refugiaram-se na obra de Simon Snow quando eram miúdas, e na verdade foi isso que as salvou da ruína emocional que foi a perda da mãe.
Ler. Reler. Interagir em fóruns, escrever ficção baseada na obra de Simon Snow, vestir-se como as personagens dos livros. Mas essas fantasias deixam de fazer sentido quando se cresce, e enquanto Wren facilmente abandona esse refúgio, Cath não consegue fazê-lo. Na verdade, nem quer.
Agora que vão para a universidade, Wren não quer ficar no mesmo quarto de Cath. E esta fica sozinha e fora da sua zona de conforto. Partilha o quarto com uma miúda arrogante; tem um professor que despreza os seus gostos; um colega atraente mas que apenas fala sobre a beleza das palavras… e, ainda por cima, Cath não consegue parar de se preocupar com o seu pai, tão querido, frágil e solitário.
A pergunta paira no ar: será que ela consegue triunfar sem que Wren lhe dê a mão? Estará preparada para viver a vida em seu nome? Escrever as suas próprias histórias? E se isso significar deixar Simon Snow para trás?»
trono
Trono de Vidro, Sarah J. Maas, Editorial Presença
«Depois de cumprir um ano de trabalhos forçados nas minas de sal de Endovier, a contas com os seus crimes, a assassina Celaena Sardothien é levada até à presença do prícipe herdeiro. Ele oferece-lhe a possibilidade de conquistar a sua liberdade, com uma condição: Celaena tem de aceitar representá-lo, como seu campeão, numa competição cujo vencedor terá o estatuto de novo assassino da Coroa.
Os oponentes que terá de defrontar são ladrões, assassinos e guerreiros vindos de todos os cantos do império. Cada um deles é patrocinado por um membro do Conselho do Rei. Celaena exulta com os desafios e com as sessões de treino ao lado do capitão da Guarda, Chaol Westfall. No entanto, a vida da Corte não a poderia entediar mais. Mas tudo fica mais interesante e ganha nova emoção quando o príncipe começa a demonstrar um inesperado interesse por ela… mas é o austero capitão Westfall quem melhor a consegue compreender.
Durante a competição, um dos concorrentes é encontrado morto… e logo outros se lhe seguem. Ao embrenhar-se numa investigação solitária, Celaena alcança descobertas surpreendentes. Conseguirá ela descobrir quem é o assassino antes de se tornar na próxima vítima?»
perigo)
Perigo Irresistível, Becca Fitzpatrick, Porto Editora
«Britt Pheiffer sonha há mais de um ano com umas férias repletas de aventura.
Treinou vários percursos pelas Montanhas Rochosas, comprou equipamento especial e até se sente confiante para levar consigo a melhor amiga, mais adepta de centros comerciais do que do ar puro das montanhas.
Poucas horas após o início da viagem, um nevão inesperado obriga-as a refugiarem-se numa cabana abandonada, aceitando a hospitalidade dos seus dois estranhos ocupantes: dois homens jovens, atraentes e… em fuga.
Feita refém, Britt é obrigada a guiá-los pela montanha e espera conseguir aguentar-se tempo suficiente até Calvin – o ex-namorado que ainda não conseguiu esquecer – poder encontrá-la.
Nada é o que parece nesta aventura nas paisagens inóspitas do Wyoming. Mason, um dos raptores, é estranhamente simpático para Britt. Já Shaun é claramente um homem perigoso.
Mas será Britt capaz de resistir à perigosa atração que Mason parece exercer sobre ela e, por fim, sobreviver?»
Notícia daqui 

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top