"VERDADEIRO OU FALSO?


Você acaba de ver uma postagem revoltante no Facebook ou em outra rede social (e nem vamos dar exemplos, pois todos nós já vimos algo assim). Qual a sua primeira reação? Acredita? Fica indignado e repassa de imediato para que todos seus amigos saibam? Antes de fazer parte de uma reação em cadeia, pare e questione: isso realmente é verdade?

Para saber se a informação é de fato real, faça o seguinte:
1) Confirme em outros sites se a tal informação se repete com os mesmos detalhes. Se vários outros sites a reproduzem, é muito possível que seja verdadeira.
2) Nessas horas, o Google (ou outro site de pesquisa) é o melhor aliado. Às vezes, no próprio resultado da busca, pode-se ver comentários ou artigos sobre a veracidade do fato.
3) Além de verificar “quantos falam” sobre o assunto, cheque também “quem está falando”. Muitos sites (ou perfis) de credibilidade duvidosa podem espalhar notícias falsas ou mal apuradas. Veja se os grandes portais de notícias, sites de conteúdos consagrados e idôneos, ou perfis institucionais também noticiaram o fato. Se apareceu por ali, esteja certo de que é verdade. Pelo menos, até que se prove o contrário.
4) Uma pessoa pública ou instituição (seja governamental, privada ou independente) foi citada? Verifique se a informação foi divulgada nos seus sites ou perfis oficiais."

Como checar informações na internet - Especial de Maio de 2014 [Biblioteca Virtual]:

Índice desse especial:

Verdadeiro ou falso?

Sinais de uma notícia ou texto falso

Consequências de um boato (hoax) ou notícia falsa

Sites especializados em "desmascarar" boatos

Sites de humor que simulam noticiários

Imagem é tudo? Nem sempre

Desconstruindo uma notícia


                                                                                                      |via ALFINete|

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top