Na manhã de quinta-feira, 15 de maio, alunos das turmas do 10ºA e D e 12ºD participaram com bastante interesse e entusiasmo numa sessão com o escritor Nuno Camarneiro. (fotos)

Com apenas 35 anos, Nuno Camarneiro foi o vencedor do Prémio LeYa 2012 com o livro "Debaixo de Algum Céu", o seu segundo romance, uma narrativa que decorre numa pequena vila de praia, inspirada nas que circundam a sua terra, mas que podia ser qualquer outra praia portuguesa abandonada no inverno debaixo de algum céu.
Formado em engenharia física e doutorado em Ciências Aplicadas ao Património Cultural, este jovem autor, que diz ser sobretudo "um curioso", já experimentou muitas outras coisas na vida: a música, a dança e o teatro, por exemplo, fazem parte do seu currículo eclético. Admite que a vontade de experimentar a literatura lhe aconteceu desde cedo, talvez por sempre ter lido muito, mas só quando foi para a Suíça trabalhar para o CERN, só quando se viu desenraizado é que o seu primeiro instinto foi começar a escrever, resultando na publicação do seu primeiro romance, "No Meu Peito Não Cabem Pássaros". " Já o segundo livro, o que lhe valeu o Prémio LeYa, no valor de 100 mil euros, deu-lhe notoriedade e ajudou muito a divulgar os seus livros.

Nascido em 1977, na Figueira da Foz, Nuno Camarneiro nunca pensou que o seu futuro passasse pelas letras. Bem pelo contrário. Desde pequeno que se imaginava cientista, sonho que perseguiu licenciando-se em engenharia física pela Universidade de Coimbra. No entanto, não vê qualquer incompatibilidade em conciliar a escrita e a cultura com a ciência que lhe deu boas ferramentas de análise e a arte de fazer perguntas. “Todas as experiências podem ser úteis e podem ser transformadas em literatura”. Está a escrever um novo romance e a experimentar novos formatos. Publica ainda a sua poesia e micronarrativa no blogue “Acordar um dia”. 
Este encontro surgiu na sequência da escolha do seu livro “Debaixo de Algum Céu” (da editora Leya) como uma das leituras para o CNL (secundário), tendo proporcionado uma interação intimista com o seu autor, um dos nomes da nova geração da literatura contemporânea portuguesa. No final, houve sessão de autógrafos.
Obrigada, Nuno!
O escritor foi agraciado com o livro “Serra Encantada”, gentilmente oferecido pela Associação Geoparque de Arouca.

A Biblioteca agradece também a presença das turmas convidadas e professores.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top