Internet Segura

Internet Segura
A expansão da Internet e a sua utilização massiva em atividades de comunicação, pesquisa de informação, comunicação, utilização de serviços, comércio electrónico, educação e formação, entre muitas outras, acarretam riscos, sendo a prevenção e a sensibilização para uma utilização segura e consciente da Internet a melhor forma de os evitar.
O Projeto Internet Segura, da responsabilidade de um consórcio coordenado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e que envolve a Direção Geral da Educação (DGE), a Fundação para a Computação Científica Nacional(FCCN), o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ)e a Microsoft Portugal, visa contribuir para a formação de uma sociedade mais esclarecida, consciente e capaz de se proteger dos riscos associados à utilização da Internet.
O Projecto Internet Segura tem também uma dimensão internacional ao cooperar com duas entidades europeias: oIns@fe e o Inhope, de forma a articular as iniciativas portuguesas com as de âmbito europeu. O Dia Europeu da Internet Segura, em que Portugal participa desde 2005, é um exemplo desta articulação.
Rede de Bibliotecas Escolares associa-se a estes objetivos e efemérides, integrando, com outras entidades do poder central e local, da sociedade civil e do sector privado,  a Rede Internet Segura, uma rede resultante de parcerias formais e/ou informais com vista à promoção e disseminação de acções integradas e articuladas de sensibilização para uma utilização segura e consciente da Internet.
Portal InternetSegura disponibiliza conteúdos informativos, formativos e interactivos sobre a utilização segura da Internet.
Seguranet, da responsabilidade da DGE, é um sítio com um enfoque específico no ensino básico e secundário, contendo informação e orientações úteis para alunos, professores e encarregados de educação.

Veja também: Dia da Internet mais Segura 2014Manifesto Jovem

|via RBE|

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top