Eric Fromm (1900-1980)


"A principal tarefa na vida de um homem é a de dar nascimento a si próprio."

Eric Fromm é uma referência fundamental para analisar a sociedade contemporânea e um dos grandes intelectuais do século 20. Ele também foi um dos principais responsáveis pela renovação da psicanálise, promovendo a perceção da necessidade de incluir as relações sociais e a cultura na busca de compreensão dos fenómenos psíquicos, o que era uma necessidade teórica e, apesar de seus exageros neste sentido, foi um antídoto para os exageros que iam no sentido contrário e abriu novas perspetivas para a psicanálise. Link

Sabia que nem sempre a sociedade foi patriarcal?

Na sua obra, A Linguagem Esquecida, Fromm afirma que o mito de Édipo deve ser entendido não como um símbolo do laço incestuoso entre mãe e filho, mas como a rebelião do filho contra a autoridade do pai na família patriarcal, e que a instauração de uma sociedade mais humana será possível, quem sabe, voltando a uma sociedade matriarcal, como já o foi em outras eras.

E-books

Coleção de e-books do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Educação

Não estamos sozinhos, a crise na educação é geral

E intemporal. Já Sócrates referia:

"Nossos adolescentes atuais parecem amar o luxo. Têm maus modos e desprezam a autoridade. São desrespeitosos com os adultos e passam o tempo vagando nas praças. São propensos a ofender seus pais, monopolizam a conversa quando estão em companhia de outras pessoas mais velhas; comem com voracidade e tiranizam seus mestres."

Pintura

Mais de 5000 pintores e 100000 pinturas

Música .:. Seleção

Caetano Veloso - Você é linda

Gabriel o Pensador - Surfista Solitário (com Jorge Ben Jor)

Tommy Emanuel Guitar Boogie Live

Interessantes

As pessoas são fantásticas

Grupo deixa plateia e júri a chorar em programa de talentos, com jogo de sombras!

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top