Mar Me Quer
de Mia Couto

Edição/reimpressão: 2001
Páginas: 72
Editor: Editorial Caminho
ISBN: 9789722113748


Mia Couto (Beira, Moçambique, 1955) é um dos autores de língua portuguesa mais traduzidos. A sua escrita, que funde a magia com o real, numa tradição bem africana, pautada por uma linguagem coloquial e de recursos imagísticos vários, é cativante e encantatória, como as histórias que conta.

"Mar me Quer", um texto inicialmente escrito para uma colecção da Expo 98, é agora editado com ilustrações de João Nasi Pereira. Conta-nos a história de Dona Luarmina, "gorda e engordurada", com relampejos da infância, e Zeca Perpétuo, cuja infância cedo morreu, como o pai, que mergulhara nas funduras das águas marinhas, para socorrer a sua amada. São personagens com o seu quê de poético, seres que resistem às agruras que a vida traz, com uma alegria e uma candura digamos que quase biológica.

""Mar me Quer", de Mia Couto (...) é livro "para entrar no céu" (...)
" Neste conciso fresco, ritmado pelo sentido de observação, dolente no canto nostálgico, mágico no realismo, privilegia-se a técnica de narrar na primeira pessoa sem barroquismo e com uma descida quase fácil à oralidade. E por que não? "Mar me Quer" não é nocturno, subterrâneo ou indefinido, vive, sim, de um empenho lírico-metafísico (...) A escrita dir-se-ia, afinal, para Mia Couto, uma espécie de casa: "Uma casa que eu visito, mas não moro lá." Visitemo-la, nós também, por instantes."
Ana Marques Gastão, Diário de Notícias, 15/12/2000


Cão Como Nós
de Manuel Alegre

Edição/reimpressão: 2002
Páginas: 120
Editor: Dom Quixote
ISBN: 9789722023016

Sinopse
É um épagneul-breton a personagem principal do novo livro de Manuel Alegre. Com "manchas castanhas e uma espécie de estrela branca no meio da cabeça". Cão... como nós. Como nós, porque sabe da amizade (o cão é o melhor amigo do homem), da solidariedade, protege a criança, consola o dono, pressente a desgraça, 'chora' a morte. Mas também é altivo e irrequieto. Às vezes desobediente e exibicionista. Chama-se Kurika, e acompanhou o escritor e a sua família ao longo de anos. Aliás, ele 'é' parte da família, diz Manuel Alegre. Um livro alegre e comovente.

"...sendo sobre um cão, o livro é sobre os homens. Certos homens com um certo tipo de valores só aparentemente contraditórios: a liberdade e a fidelidade, a solidariedade, a independência, a altivez.
"(...) um belíssimo poema de amor de um homem a um cão. Como nós.
"(...) Por isso (a minha cadela, a gata) me tocou tanto este livro. E tenho a certeza que a tantos outros leitores, novos e velhos, pobres, ricos, remediados. Cada um a ver no Kuirika dos Alegre o seu Leão, o seu Tejo, o seu Farrusco, o seu Saikó, o seu Jimmy, a sua Mimi, a sua Ró-ró."
Adelino Gomes, Publico, Mil Folhas

"Na prosa desta pessoalíssima novela em forma de pequenas reflexões, Alegre consegue um equilíbrio perfeito entre um registo poético e humorístico. (...) Uma obra para ser lida por quem sabe de experiência própria. E porventura também pelos outros, já que não raras vezes... este cão fala por nós."
S.B.L., Visão


Bichos
de Miguel Torga

Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 96
Editor: Leya
ISBN: 9789722036863
Coleção: BIS

Excerto
«Querido leitor: São horas de te receber no portaló da minha pequena Arca de Noé. Tens sido de uma constância tão espontânea e tão pura a visitá-la, que é preciso que me liberte do medo de parecer ufano da obra, e venha delicadamente cumprimentar-me uma vez ao menos. Não se pagam gentilezas com descortesias, e eu sou instintivamente grato e correcto (…)»
Miguel Torga
Escrito num registo peculiar marcado pelo recurso a um tom coloquial, a uma adjectivação específica e a diversas metáforas muito expressivas sobre uma realidade à qual se encontra intimamente ligado.
As personagens e a acção desta história têm um carácter profundamente humano com um tom dramático e até desesperado.



Primeiro Livro de Poesia
Poemas em língua portuguesa para a infância e a adolescência (9.ª edição) de Sophia de Mello Breyner Andresen

Edição/reimpressão: 2001
Páginas: 200
Editor: Editorial Caminho
ISBN: 9789722105972
Coleção: Fora de Colecção - Infanto-Juvenil

«Constituído por obras de poetas de todos os países de língua oficial portuguesa, O Primeiro Livro de Poesia é um livro de iniciação, destinado à infância e à adolescência e onde procurei reunir poemas que, sendo verdadeira poesia, sejam também acessíveis ...(do posfácio de Sophia de Mello Breyner Andresen).

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Top